Sexismo científico: o viés de gênero na produção científica da Universidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2021055002939Palavras-chave:
Sexismo, Indicadores de Produção Científica, Iniquidade de GêneroResumo
OBJETIVO Investigar desigualdades de gênero na produção científica de docentes da Universidade de São Paulo. MÉTODOS A população consiste em professores(as) da Universidade de São Paulo. O repositório Web of Science foi a fonte das métricas de publicação. Selecionamos as medidas: total de publicações e citações, média de citações por ano e por item, índice H e histórico de citações entre 1950 e 2019. Usamos o nome do(a) docente como um proxy para a identidade de gênero. Usamos estatísticas descritivas para caracterizar as métricas. Avaliamos o efeito tesoura selecionando os(as) professores(as) com índice H alto. A série histórica de citações foi projetada até 2100. Realizamos análises para a população geral e subgrupos de tempo de trabalho: menos de 10 anos, de 10 a 20 anos e 20 anos ou mais. RESULTADOS Dos 8.325 docentes, incluímos 3.067 (36,8%). Dentre os incluídos, 1.893 (61,7%) eram professores e 1.174 (38,28%) professoras. O gênero masculino apresentou valores mais altos nas métricas de publicação (média de artigos: M = 67,0 versus F = 49,7; média de citações/ano: M = 53,9 versus F = 35,9) e índice H (M = 14,5 versus F = 12,4). Entre os 100 indivíduos com maior índice H (≥ 37), 83% são do gênero masculino. Na série histórica de citações, a curva masculina cresce mais rápido, abrindo uma diferença entre os grupos com afastamento confirmado pela projeção. DISCUSSÃO A produção científica na Universidade de São Paulo está sujeita a um viés de gênero. Dois terços do corpo docente são do gênero masculino, e as contratações das últimas décadas perpetuam esse padrão. A grande maioria dos membros com alto impacto no corpo docente é do sexo masculino. CONCLUSÃO Nossas análises sugerem que a Universidade de São Paulo não superará a desigualdade de gênero na produção científica sem uma ação afirmativa substancial. O desenvolvimento não acontece por acaso, mas por meio de escolhas afirmativas, decisivas e de longo prazo.
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