Saúde mental na atenção básica: uma avaliação por meio da Teoria da Resposta ao Item

Autores

  • Hugo André da Rocha Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública
  • Alaneir de Fátima dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Preventiva e Social.
  • Ilka Afonso Reis Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Exatas. Departamento de Estatística
  • Marcos Antônio da Cunha Santos Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Exatas. Departamento de Estatística
  • Mariângela Leal Cherchiglia Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Preventiva e Social

DOI:

https://doi.org/10.11606/S1518-8787.2018052000051

Palavras-chave:

Serviços de Saúde Mental, organização & administração. Atenção Primária à Saúde. Pacientes, classificação. Pesquisa sobre Serviços de Saúde.

Resumo

OBJETIVO: Determinar os itens do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica que melhor avaliam a capacidade de oferta de cuidados em saúde mental. MÉTODOS: Estudo transversal efetuado por meio do Modelo de Resposta Gradual da Teoria da Resposta ao Item, utilizando dados secundários do segundo ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, tendo sido avaliadas 30.523 equipes de atenção básica no período de 2013 a 2014. A consistência interna, a correlação entre os itens e dos itens com o escore total foram testadas usando os coeficientes alfa de Cronbach, correlação de Spearman e ponto bisserial, respectivamente. Foram testados os pressupostos de unidimensionalidade e independência local dos itens. Utilizaram-se como uma das formas de apresentação dos resultados as nuvens de palavras. RESULTADOS: Programar a agenda de acordo com a estratificação de risco, manter registro dos casos mais graves de usuários em sofrimento psíquico e ofertar algum atendimento em grupo foram os itens com maior capacidade de discriminação. Ofertar alguma modalidade de atendimento em grupo e ofertar ações educativas e de promoção de saúde mental foram os itens que requereram maior nível de oferta de cuidados em saúde mental no parâmetro de locação. O coeficiente alfa de Cronbach total foi 0,87. Realizar o registro dos casos mais graves de usuários em sofrimento psíquico e programar a agenda de acordo com a estratificação de risco foram os itens que obtiveram maior correlação com o escore total. Os escores finais obtidos oscilaram entre -2,07 (mínimo) e 1,95 (máximo). CONCLUSÕES: São aspectos relevantes na discriminação da capacidade de ofertar cuidados em saúde mental pelas equipes de atenção básica: a estratificação do risco para gestão do cuidado, o acompanhamento dos casos mais graves, o atendimento em grupo e as ações preventivas e de promoção da saúde.

Publicado

2018-02-26

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Rocha, H. A. da, Santos, A. de F. dos, Reis, I. A., Santos, M. A. da C., & Cherchiglia, M. L. (2018). Saúde mental na atenção básica: uma avaliação por meio da Teoria da Resposta ao Item. Revista De Saúde Pública, 52, 17. https://doi.org/10.11606/S1518-8787.2018052000051