Guido Thomaz Marlière, o "semeador" de cidades na Zona de Mata Mineira
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i16p50-60Palavras-chave:
Formação de núcleos urbanos, Guido Thomaz Marlière, Zona da Mata MineiraResumo
No início do século XIX, com a expansão do povoamento em Minas Gerais, o Governo Português iniciou um processo de ocupação sistematizada das áreas de floresta então existentes na capitania. Foi dentro desse contexto que o militar Guido Thomaz Marlière foi enviado para Minas. Este artigo discorre sobre a influência de Marlière na formação de diversos núcleos urbanos na região do atual Zona da Mata Mineira. Mais especificamente, apresenta as principais ações realizadas em alguns desses núcleos, discutindo até que ponto o militar ultrapassou seu papel de pacificador de índios e se valeu de sua autoridade para fundar novos povoados.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).