Arquiteto Jorge Caron e a Antena da TV Cultura
DOI:
https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2023.223297Palavras-chave:
Jorge Caron, antena TV Cultura, Forma e estruturaResumo
Torres, como os obeliscos, destacam-se à distância, sinalizam lugares e orientam direções nas cidades, como o Barroco Romano, de maneira análoga aos dólmens que ordenam e qualificam âmbitos místicos e representativos. Sem cobrir ou proteger, são típicas da arquitetura dominante e reconhecida, são marcos do urbanismo formalista. Além disso, a torre corresponde a uma construção ousada, a um problema estrutural crítico, cuja apropriada complementaridade entre configuração e construção revela inteligência e imaginação das opções conceptivas, formais e estruturais. O arquiteto Jorge Caron não descuida os aspectos arquitetônicos, permanentes e históricos no projeto da antena de transmissão para a TV Cultura. Antecipa a presença da torre e propõe a geometria metálica que estabelece o sistema treliçado, redutivo e homogêneo, ou uniforme. O desenho da antena está vinculado à discussão de arquitetura no final do século XX.
Downloads
Referências
BARROS, Denise de. Luz, tempo, espaço: a percepção e a manifestação do fenômeno poético visual na imanência do objeto. 2015. 329 p. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Arte, Campinas, São Paulo.
CARON, Jorge Oswaldo. A Torre da TV Cultura. Revista Projeto, São Paulo, n. 151, Abr. 1992.
CARON, Jorge Oswaldo. Torre da TV Cultura: um prisma rígido. Revista AU, São Paulo, n.38, out/nov., 1991.
CARON, Jorge Oswaldo. O território do espelho: a arquitetura e o espetáculo teatral. Tese de Doutorado. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994. Disponível em: <http://www.bv.fapesp.br/pt/pesquisador/90253/jorge-osvaldo- -caron/>. Acesso em: 20/09/2014.
RUGGIERO, Amanda Saba. Jorge Caron: uma trajetória. Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, 2007. Disponível em: <https://teses.usp.br/teses/disponi- veis/18/18142/tde-17072009-091313/pt-br.php>.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luis Espallargas Gimenez

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).