E Com Cinco ou Seis Retas...
Reflexões sobre o desenho na Arquitetura
DOI:
https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2024.210634Palavras-chave:
representação, desenho, arquiteturaResumo
O artigo investiga a possibilidade do estudo da arquitetura através da representação, mais propriamente do desenho, como um tipo de redução, física e simbólica, reconhecendo a particularidade do ofício e no intuito de explorar as idiossincrasias dos arquitetos criadores. Das várias maneiras que a representação pode ser entendida, vê-la como uma para-realidade virtual auxiliar é que melhor nos permite, em paralelo com o estudo dos próprios edifícios, a compreensão da poética do arquiteto.
Downloads
Referências
ALPERS, Svetlana. A Arte de Descrever: a arte holandesa no século XVII. São Paulo: Edusp, 1999.
ARANA, Koldo Lus. La Ligne Claire de Le Corbusier. Time, Space, and Sequential Narratives. In: Le Corbusier, 50 years later – International Congress, Valencia, 18th-20th November, 2015. Universitat Politècnica de València. Disponível: <http://dx.doi.org/10.4995/LC2015.2015.814>
ARNHEIM, Rudolf. El Pensamiento Visual. Barcelona: Ediciones Paidós, 1986.
ARNHEIM, Rudolf. Intuição e Intelecto na Arte. 2ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
ARNHEIM, Rudolf. La Forma Visual de la Arquitectura. 2ed. Barcelona: Ed. Gustavo Gili, 2001.
BARKI, José. O Risco e a Invenção: um estudo sobre as notações gráficas de concepção de projeto. Doutorado em Urbanismo – Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da FAU-UFRJ, Agosto 2003.
BORGES, Jorge Luís. Del Rigor en la Ciencia. In: BORGES, Jorge Luís. Obras Completas (1952-1972) Vol.2. 1ed. Buenos Aires: Ed. Sudamericana, 2011a.
BORGES, Jorge Luís. Tlön, Uqbar. Orbis Tertius. In: BORGES, Jorge Luís. Obras Completas (1923-1949) Vol.1. 1ed. Buenos Aires: Ed. Sudamericana, 2011b.
BURCKHARDT, Titus. Foundations of Christian Art. Bloomington, Indiana: World Wisdom Inc., 2006.
COLOMINA, Beatriz. Le Corbusier and Photography. In: Assemblage, No. 4 (Oct., 1987), pp. 6-23. The MIT Press. Disponível: <http://www.jstor.org/stable/3171032>
COOK, Peter. Drawing – the Motive Force of Architecture. 2ed. Chichester, UK: John Wiley & Sons Ltd, 2014.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas, ou, O Gaio Saber Inquieto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.
DOMIN, Christopher; KING, Joseph. Paul Rudolph – The Florida Houses. New York: Princeton Architectural Press, 2002.
EVANS, Robin. Mies van der Rohe´s Paradoxical Symmetries. In: AA Files, No. 19 (Spring 1990), pp. 56-68. Architectural Association School of Architecture. Disponível: <http://www.jstor.org/stable/29543685>
EVANS, Robin. Translations from Drawing to Building and Other Essays. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1997.
FERRISS, Hugh. The Metropolis of Tomorrow. New York: Ives Washburn, 1929.
FISH, Jonathan. Cognitive Catalysis: sketches for a time-lagged brain. In: GOLDSCHMIDT, Gabriela; PORTER, William L. (org). Design Representation. London: Springer-Verlag, 2004.
FOUCAULT, Michel. La Arqueología del Saber. 15ed. México, DF: siglo veintiuno editores, 1991.
FRIEDBERG, Anne. The Virtual Window: from Alberti to Microsoft. Cambridge, USA: MIT Press, 2006.
GIBSON, James Jerome. La Percepción del Mundo Visual. Buenos Aires: Ediciones Infinito, 1974.
GOODMAN, Nelson. Linguagens da Arte: uma abordagem a uma teoria dos símbolos. Lisboa: Ed. Gradiva, 2006.
GOLDSCHMIDT, Gabriela. Design Representation: private process, public image. In: GOLDSCHMIDT, Gabriela; PORTER, William L. (org.). Design Representation. London: Springer-Verlag, 2004a.
GOLDSCHMIDT, Gabriela. Graphic Representation as Reconstructive Memory: Stirling´s German Museum Projects. In: GOLDSCHMIDT, Gabriela; PORTER, William L. (org.). Design Representation. London: Springer-Verlag, 2004b.
JENCKS, Charles. Modern Movements in Architecture. Garden City, New York: Anchor Press/ Doubleday, 1973.
KAHN, Louis. Forma e Design. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
KULESHOV, Lev. The Principles of Montage. In: LEVACO, Ronald (ed.). Kuleshov on Film. Writings of Lev Kuleshov. Berkeley, EUA: University of California Press, 1974. [Texto originalmente publicado em 1935].
LANGER, Susanne K. Ensaios Filosóficos. São Paulo: Ed. Cultrix, 1971.
LE CORBUSIER; JEANNERET, Pierre. Oeuvre Complète 1910-1929. Zurich: Les Éditions d´Architecture, 1930.
LEROI-GOURHAN, André. O Gesto e a Palavra: técnica e linguagem. Lisboa: Ed. Lisboa, 1985.
LOVEJOY, Arthur O. The Great Chain of Being: a study of the history of an idea. Cambridge, USA; London, UK: Harvard University Press, 1964.
MALRAUX, André. Les Voix du Silence. Paris: NRF, 1956.
MCCARTER, Robert. Louis I. Kahn. London/ New York: Phaidon Press, 2005.
ONIANS, John. Neuroarthistory: from Aristotle and Pliny to Baxandall and Zeki; New Haven/ London: Yale University Press, 2007.
OZENFANT, Amedée; JEANNERET, Charles Édouard. Depois do Cubismo. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
RIEGL, Alois. El Arte Industrial Tardorromano. Tradução de Ana Pérez López e Julio Linares Pérez. Madrid: Visor Dis., 1992a. [Originalmente Spätromische Kunstindustrie, 1901].
RIEGL, Alois. Problems of Style: foundations for a history of ornament. Tradução de Evelyn M. Kain. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 1992b [Originalmente Stilfragen: Grundlegungen zu einer Geschichte der Ornamentik, 1893].
ROCHA, Paulo Mendes da; ARTIGAS, Rosa. Paulo Mendes da Rocha: projetos 1999-2006. São Paulo, SP: CosacNaify, 2007.
ROZESTRATEN, Artur Simões. Considerações sobre o Papel das Representações no Projeto Arquitetônico. In: Anais do IV PROJETAR 2009 – Projeto como Investigação: Ensino, Pesquisa e Prática. São Paulo: FAU – Universidade Presbiteriana Mackenzie, out 2009.
SCHALLER, Thomas Wells. The Art of Architectural Drawing – Imagination and Technique. New York: Van Nostrand Reinhold, 1997
SCHÖN, Donald A. The Reflective Practitioner: How Professionals Think In Action. New York: Basic Books, 1982.
SMITH, Kendra Schank. Architect´s Drawings: a selection of sketches by world famous architects through history. Oxford, UK: Architectural Press, 2005.
TAYLOR, Joshua C. Nineteenth-Century Theories of Art. Berkeley, EUA: University of California Press, 1987.
TERZA, Marinella. Prehistoric Rock Art. Chicago: Children´s Press Inc/ UNESCO, 1992.
WASSERTROM, Steven M. Religion After Religion: Gerschom Scholem, Mircea Eliade and Henry Corbin at Eranos. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 1999.
YATES, Penny. Distance and Depth. In: GOLDSCHMIDT, Gabriela; PORTER, William L. (org). Design Representation. London: Springer-Verlag, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Daniel Juracy Mellado Paz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).