E Com Cinco ou Seis Retas...

Reflexões sobre o desenho na Arquitetura

Autores

  • Daniel Juracy Mellado Paz Faculdade der Arquitetura da Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2024.210634

Palavras-chave:

representação, desenho, arquitetura

Resumo

O artigo investiga a possibilidade do estudo da arquitetura através da representação, mais propriamente do desenho, como um tipo de redução, física e simbólica, reconhecendo a particularidade do ofício e no intuito de explorar as idiossincrasias dos arquitetos criadores. Das várias maneiras que a representação pode ser entendida, vê-la como uma para-realidade virtual auxiliar é que melhor nos permite, em paralelo com o estudo dos próprios edifícios, a compreensão da poética do arquiteto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALPERS, Svetlana. A Arte de Descrever: a arte holandesa no século XVII. São Paulo: Edusp, 1999.

ARANA, Koldo Lus. La Ligne Claire de Le Corbusier. Time, Space, and Sequential Narratives. In: Le Corbusier, 50 years later – International Congress, Valencia, 18th-20th November, 2015. Universitat Politècnica de València. Disponível: <http://dx.doi.org/10.4995/LC2015.2015.814>

ARNHEIM, Rudolf. El Pensamiento Visual. Barcelona: Ediciones Paidós, 1986.

ARNHEIM, Rudolf. Intuição e Intelecto na Arte. 2ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

ARNHEIM, Rudolf. La Forma Visual de la Arquitectura. 2ed. Barcelona: Ed. Gustavo Gili, 2001.

BARKI, José. O Risco e a Invenção: um estudo sobre as notações gráficas de concepção de projeto. Doutorado em Urbanismo – Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da FAU-UFRJ, Agosto 2003.

BORGES, Jorge Luís. Del Rigor en la Ciencia. In: BORGES, Jorge Luís. Obras Completas (1952-1972) Vol.2. 1ed. Buenos Aires: Ed. Sudamericana, 2011a.

BORGES, Jorge Luís. Tlön, Uqbar. Orbis Tertius. In: BORGES, Jorge Luís. Obras Completas (1923-1949) Vol.1. 1ed. Buenos Aires: Ed. Sudamericana, 2011b.

BURCKHARDT, Titus. Foundations of Christian Art. Bloomington, Indiana: World Wisdom Inc., 2006.

COLOMINA, Beatriz. Le Corbusier and Photography. In: Assemblage, No. 4 (Oct., 1987), pp. 6-23. The MIT Press. Disponível: <http://www.jstor.org/stable/3171032>

COOK, Peter. Drawing – the Motive Force of Architecture. 2ed. Chichester, UK: John Wiley & Sons Ltd, 2014.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas, ou, O Gaio Saber Inquieto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.

DOMIN, Christopher; KING, Joseph. Paul Rudolph – The Florida Houses. New York: Princeton Architectural Press, 2002.

EVANS, Robin. Mies van der Rohe´s Paradoxical Symmetries. In: AA Files, No. 19 (Spring 1990), pp. 56-68. Architectural Association School of Architecture. Disponível: <http://www.jstor.org/stable/29543685>

EVANS, Robin. Translations from Drawing to Building and Other Essays. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1997.

FERRISS, Hugh. The Metropolis of Tomorrow. New York: Ives Washburn, 1929.

FISH, Jonathan. Cognitive Catalysis: sketches for a time-lagged brain. In: GOLDSCHMIDT, Gabriela; PORTER, William L. (org). Design Representation. London: Springer-Verlag, 2004.

FOUCAULT, Michel. La Arqueología del Saber. 15ed. México, DF: siglo veintiuno editores, 1991.

FRIEDBERG, Anne. The Virtual Window: from Alberti to Microsoft. Cambridge, USA: MIT Press, 2006.

GIBSON, James Jerome. La Percepción del Mundo Visual. Buenos Aires: Ediciones Infinito, 1974.

GOODMAN, Nelson. Linguagens da Arte: uma abordagem a uma teoria dos símbolos. Lisboa: Ed. Gradiva, 2006.

GOLDSCHMIDT, Gabriela. Design Representation: private process, public image. In: GOLDSCHMIDT, Gabriela; PORTER, William L. (org.). Design Representation. London: Springer-Verlag, 2004a.

GOLDSCHMIDT, Gabriela. Graphic Representation as Reconstructive Memory: Stirling´s German Museum Projects. In: GOLDSCHMIDT, Gabriela; PORTER, William L. (org.). Design Representation. London: Springer-Verlag, 2004b.

JENCKS, Charles. Modern Movements in Architecture. Garden City, New York: Anchor Press/ Doubleday, 1973.

KAHN, Louis. Forma e Design. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

KULESHOV, Lev. The Principles of Montage. In: LEVACO, Ronald (ed.). Kuleshov on Film. Writings of Lev Kuleshov. Berkeley, EUA: University of California Press, 1974. [Texto originalmente publicado em 1935].

LANGER, Susanne K. Ensaios Filosóficos. São Paulo: Ed. Cultrix, 1971.

LE CORBUSIER; JEANNERET, Pierre. Oeuvre Complète 1910-1929. Zurich: Les Éditions d´Architecture, 1930.

LEROI-GOURHAN, André. O Gesto e a Palavra: técnica e linguagem. Lisboa: Ed. Lisboa, 1985.

LOVEJOY, Arthur O. The Great Chain of Being: a study of the history of an idea. Cambridge, USA; London, UK: Harvard University Press, 1964.

MALRAUX, André. Les Voix du Silence. Paris: NRF, 1956.

MCCARTER, Robert. Louis I. Kahn. London/ New York: Phaidon Press, 2005.

ONIANS, John. Neuroarthistory: from Aristotle and Pliny to Baxandall and Zeki; New Haven/ London: Yale University Press, 2007.

OZENFANT, Amedée; JEANNERET, Charles Édouard. Depois do Cubismo. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

RIEGL, Alois. El Arte Industrial Tardorromano. Tradução de Ana Pérez López e Julio Linares Pérez. Madrid: Visor Dis., 1992a. [Originalmente Spätromische Kunstindustrie, 1901].

RIEGL, Alois. Problems of Style: foundations for a history of ornament. Tradução de Evelyn M. Kain. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 1992b [Originalmente Stilfragen: Grundlegungen zu einer Geschichte der Ornamentik, 1893].

ROCHA, Paulo Mendes da; ARTIGAS, Rosa. Paulo Mendes da Rocha: projetos 1999-2006. São Paulo, SP: CosacNaify, 2007.

ROZESTRATEN, Artur Simões. Considerações sobre o Papel das Representações no Projeto Arquitetônico. In: Anais do IV PROJETAR 2009 – Projeto como Investigação: Ensino, Pesquisa e Prática. São Paulo: FAU – Universidade Presbiteriana Mackenzie, out 2009.

SCHALLER, Thomas Wells. The Art of Architectural Drawing – Imagination and Technique. New York: Van Nostrand Reinhold, 1997

SCHÖN, Donald A. The Reflective Practitioner: How Professionals Think In Action. New York: Basic Books, 1982.

SMITH, Kendra Schank. Architect´s Drawings: a selection of sketches by world famous architects through history. Oxford, UK: Architectural Press, 2005.

TAYLOR, Joshua C. Nineteenth-Century Theories of Art. Berkeley, EUA: University of California Press, 1987.

TERZA, Marinella. Prehistoric Rock Art. Chicago: Children´s Press Inc/ UNESCO, 1992.

WASSERTROM, Steven M. Religion After Religion: Gerschom Scholem, Mircea Eliade and Henry Corbin at Eranos. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 1999.

YATES, Penny. Distance and Depth. In: GOLDSCHMIDT, Gabriela; PORTER, William L. (org). Design Representation. London: Springer-Verlag, 2004.

Downloads

Publicado

2024-08-06

Como Citar

Paz, D. J. M. (2024). E Com Cinco ou Seis Retas...: Reflexões sobre o desenho na Arquitetura. Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 22(1). https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2024.210634