Agentes lentos e objetos coreográficos: diagramas do acolhimento ao centro de cidades ao sul
DOI :
https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2025.206527Mots-clés :
Cidade contemporânea, objetos coreográficos, cartografia, caminhografia urbana, desenho urbanoRésumé
Compreendendo a cidade como lugar de encontro entre múltiplas temporalidades, agentes e forças que tecem a contemporaneidade, revisito os rastros de minhas viagens ao centro de Montevideo, Porto Alegre e Pelotas para buscar “objetos coreográficos” que operem os “territórios” do espaço público na interface com a arquitetura. Esse encontro possibilita novos “agenciamentos” para o projeto de lugares mais acolhedores e interativos. A operação das fotografias, anotações no diário de bordo e mapas do acolhimento visitados é recomposta a partir de “diagramas”, um dispositivo cartográfico que propõe um modo de registrar o processo entre a forma e a palavra, o que oportuniza novas considerações para pensarmos o projeto, as dinâmicas e fluxos ao centro das cidades ao sul do sul.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. [S. l.], 2002.
DELEUZE, Gilles. Foucault, tradução José Carlos Rodrigues. Lisboa: Vega, 1998.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia vol.1. 2. ed. São Paulo: editora 34, 1995.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia vol.4. São Paulo: editora 34, 1997.
DERRIDA, Jacques. Anne Dufourmantelle convida Jacques Derrida a falar da hospitalidade. 1. ed. São Paulo: Escuta, 2003.
FORSYTHE, William. Choreographic Objects: Essay. Disponível em: <https://www.williamforsythe.com/essay.html>. Acesso em: 14 maio 2024.
FUÃO, Fernando Freitas. As formas do acolhimento na arquitetura. In: SOLIS, Dirce; FUÃO, Fernando Freitas (org). Derrida e Arquitetura. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2014.
GUATTARI, Felix. Caosmose: um novo paradigma estético. 4° edição ed. São Paulo: Editora 34, 1992.
JACQUES, Paola Berenstein. Elogio aos errantes. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2012.
KASTRUP, Virgínia; BARROS, Regina Benevides de. Movimentos-funções do dispositivo na prática da cartografia. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da (org). Pistas do método da cartografia. Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 76–91.
LACOMBE, Octavio. O diagrama fundamental. Risco (São Carlos), v. 1, 2007, p. 203-207.
MONTANER, Joseph Maria. Do diagrama às experiências, rumo a uma arquitetura de ação. Barcelona: Gustavo Gili, 2017.
PAESE, Celma. Contramapas de acolhimento. Tese (doutorado) Programa de Pós-Graduação em Arquitetura - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: 2016.
PASSOS, Eduardo; BARROS, Regina Benevides de. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da (org.). Pistas do método da cartografia. Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 17–31.
RECENA, Maria Paula. Elementos de arquitetura: objetos coreográficos. Arqtexto (UFRGS), v. 19, p. 98-119, 2015.
ROCHA, Eduardo; SANTOS, Taís Beltrame dos. Como é a Caminhografia Urbana? Registrar, jogar e criar na cidade. Arquitextos, São Paulo, n. 281, ano 24, 2023. Disponível em: <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/24.281/8923>. Acesso em: 18 de abril de 2024.
SAMOL. Robert Texto sonso, ou a base diagramática da arquitetura contemporânea. LACOMBE, Octavio (trad). Risco (São Carlos), v. 1, 2007, p. 179-191.
SANTOS, Taís Beltrame dos. Seres lentos e vida urbana. Caminhografia pelas ruas de Montevideo, Porto Alegre e Pelotas. Dissertação (mestrado), Programa de Pós-graduação em Arquitetura E Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas.
SANTOS, Milton. Técnica Espaço Tempo. 3. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 1997.
SANTOS, Milton. Da totalidade ao lugar. São Paulo: EDUSP, 2005.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço. 4 ed. 1 re ed. São Paulo: EDUSP, 2006.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Taís Beltrame dos Santos 2025

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).