A deriva: superação da arte ou obra de arte?
DOI:
https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2022.200073Palavras-chave:
derivaResumo
O presente artigo analisa a relação entre a deriva situacionista e certas práticas artísticas contemporâneas as quais tem como princípio comum o andar como prática estética. Nosso objetivo não é discutir o valor das experiências artísticas que se reivindicam da deriva situacionista, ou que são relacionadas ao ideário da Internacional Situacionista pela crítica, mas esclarecer a origem e os princípios que animaram os jovens letristas e situacionistas em suas incursões urbanas.
Downloads
Referências
BRETON, André. Manifestes du surréalisme. Paris: Gallimard, collection Folio, 1988.
CIRET, Yan (Org.). Figures de la négation : avant-gardes du dépassement de l’art, catalogue de l’exposition Après la fin de l’art. Saint-Étienne: Musée d’art moderne Saint-Étienne Métropole, 2004.
DEBORD, Guy. Correspondance, vol. I (juin. 1957 - août. 1960). Paris: Arthème Fayard, 1999.
DEBORD, Guy. Correspondance, vol. II (sep. 1960 - déc. 1964). Paris: Arthème Fayard, 2001.
DEBORD, Guy. Le Marquis de Sade a des yeux de fille. Paris: Arthème Fayard, 2004.
DEBORD, Guy. Oeuvres. Ed. Annotée par Jean-Louis Rançon et Alice Debord, pref. et intr. Vicent Kaufmann. Paris: Gallimard, 2006.
INTERNATIONALE SITUATIONNISTE. Internationale Situationniste 1958-69. Paris: Champ Livre, 1975.
INTERNATIONALE SITUATIONNISTE. Internationale Situationniste 1958-69. Paris: Arthème Fayard, 1997.
JAPPE, Anselm. Stalker : l’art en marche. LAURA, n. 8, octobre 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Carlos Roberto Monteiro de Andrade, Rodrigo Nogueira Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).