Método, modelo e memória: Perspectiva Pictorum et Architectorum, de Andrea Pozzo
DOI:
https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2021.183607Palavras-chave:
Andrea Pozzo, Tratados de arte, PerspectivaResumo
No final do século XVII o jesuíta Andrea Pozzo (1642 - 1709) publicou, em Roma, o tratado Perspectiva Pictorum et Architectorum (1693 e 1700). Essa obra objetivava apresentar a pintores e arquitetos um modo prático e rápido de se realizar a perspectiva. Por esse caráter, a obra conheceu rápida difusão, sendo reeditada, impressa e traduzida em diversas línguas. Neste artigo discutem-se questões relativas ao tratado, em três vias: como um método didático de se realizar desenhos em perspectiva, baseado na experiência do autor; como modelo para a arquitetura, em função da representação de formas clássicas e de invenções e novas soluções; e, por fim, como memória dos feitos do autor e da Companhia de Jesus, da qual fazia parte.
Downloads
Referências
ARGAN, G. C. Imagem e persuasão: Ensaios sobre o barroco. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
BÖSEL, R.; SALVIUCCI INSOLERA, L. Mirabili Disinganni. Andrea Pozzo (Trento 1642 - Vienna 1709) Pittore e architetto gesuita. Roma: Istituto Nazionale per la Grafica, 2010.
BALDINUCCI, F. S. Vite di Artisti dei Secoli XVII-XVIII. Roma: [s.n.], 1975.
BINAGHI, R. Istruire la mente e la mano secondo i precetti della Geometria: Andrea Pozzo tra Trento, Milano e Mondovì. Artisti dei Laghi, San Fedele Intelvi, v. I, p. 162-202, 2011.
FIORANI, F. Danti edits Vignola: The formation of a Modern Classic on Perspective. In: MASSEY, L. The Treatise on Perspective: Published and Unpublished. Washington: National Gallery of Art, 2003. p. 127-159.
FRADE, G. D. S. Entre Renascimento e Barroco: os Fundamentos da Arquitetura Religiosa e a Contrarreforma - o de Fabrica Ecclesiae de Carlo Borromeu. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo, 2016. (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo).
FUENTES LÁZARO, S. Prospettiva de' pittori e architetti come Liber Veritatis di Andrea Pozzo. In: VALENTI, G. M. Prospettive architettoniche. Roma: Sapienza Università Editrice, 2014. p. 35-48.
FUENTES LÁZARO, S. Usos y aplicaciones del tratado de Andrea Pozzo, Perspectiva Pictorum et Architectorum (Roma 1693-1700) en España: docencia científica y práctica artística en la primera mitad del siglo XVIII. Madrid: Departamento de Historia del arte II (Moderno). Facultad de Geografía e Historia. Universidad Complutense, 2015. (Doutorado em História da Arte).
GLATIGNY, P. D. Andrea Pozzo e l'architettura prospettiva. In: FRANCESCHINI, A., et al. Tra illusione e scienza: l'arte secondo Andrea Pozzo. Trento: Temi, 2009. p. 13-31.
LEVY, E. Propaganda and the Jesuit baroque. Berkeley, Los Angeles: University of California Press, 2004.
LEVY, E. The "perspectives" of Baldinucci and Pascoli: publics, illusion, defects and judgement in the Vite of Andrea Pozzo. In: BÖSEL, R.; SALVIUCCI INSOLERA, L. Artifizi della metafora: Saggi su Andrea Pozzo. Roma: Artemide, 2011. p. 23-31.
MARIANI, G. "Sovente avviene che la durevolezza delle Carte sopravivva alla diuturnità delle Moli" - Le matrici in rame del trattato di Andrea Pozzo. In: BÖSEL, R.; SALVIUCCI INSOLERA, L. Mirabili Disinganni: Andrea Pozzo (1642, Trento - 1709, Vienna). Pittore e architetto gesuita. Roma: Artemide, 2010. p. 89-92.
MARIANI, G. Perspectiva Pictorum et Architectorum - Le matrici originali. In: BÖSEL, R.; SALVIUCCI INSOLERA, L. Mirabili Disinganni: Andrea Pozzo (Trento 1642 - Vienna 1709). Pittore e architetto gesuita. Roma: Artemide, 2010. p. 189-200.
PALMER, R. 'All is very plain, upon inspection of the figure': the visual method of Andrea Pozzo's Perspectiva Pictorum et Architectorum. In: PALMER, R.; FRANGENBERG, T. The rise of the image: essays on the history of the illustrated Art book. Aldershot: Ashgate, 2003. p. 157-213.
PALMER, R. 'All is very plain, upon inspection of the figure': the visual method of Andrea Pozzo's Perspectiva Pictorum et Architectorum. In: PALMER, R.; FRANGENBERG, T. The rise of the image. Essays on the history of the illustrated Art book. Aldershot: Ashgate, 2003. p. 157-213.
SALVIUCCI INSOLERA, L. Le prime edizioni del Trattato. In: BATTISTI, A. Andrea Pozzo. Milano, Trento: Luni, 1996. p. 207-213.
SILVA, M. A. O tratado de Andrea Pozzo e a pintura de perspectiva em Minas Gerais. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, 2012. (Mestrado em História).
SILVA, M. A. Perspectiva Pictorum et Architectorum. A perspectiva dos pintores e dos arquitetos, de Andrea Pozzo, SJ. Campinas: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, 2020. (Doutorado em História).
TINTO, A. Giovanni Giacomo Komarek tipografo a Roma nei secoli XVII-XVIII ed i suoi campionari di caratteri. La Bibliofilía, v. LXXV, n. 2, p. 189-225, 1973.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Mateus Alves Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).