Acessibilidade em Jardins Zoológicos: um estudo no Parque Zoológico da FZB/RS
DOI:
https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2022.181575Palavras-chave:
Espaços acessíveis, Deficiência motora, Jardim ZoológicoResumo
Os jardins zoológicos se destacam na questão da acessibilidade, visto que uma visita a essas instituições apresenta desafios únicos devido ao seu design e ambiente naturalista. Deste modo, este estudo tem como objetivo verificar das condições de acessibilidade física e espacial dos espaços abertos da área de visitação do Parque Zoológico da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, localizado em Sapucaia do Sul - RS, e da percepção dos visitantes da instituição, focando especificamente nas questões de acessibilidade para pessoas com dificuldade motora. Para alcançar os objetivos são empregados levantamentos físicos e um questionário. Os resultados mostram que o Parque Zoológico não é considerado um espaço acessível para pessoas com dificuldade motora, devido a variados motivos.
Downloads
Referências
ABNT. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Acessibility to buildings, equipment and the urbano enviroment. 4ª Edição. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2020.
ALEX, Sun. Projeto da praça: Convívio e exclusão no espaço público. 2ª Ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008.
BALLESTE, Samantha; NAOUMOVA, Natalia. Uso do espaço e comportamento dos visitantes como indicador de desempenho dos espaços abertos de jardins zoológicos. Paisagem e ambiente, n.46, jul./dez., pp. 117-133, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i42p117-133>. Acesso em: 25/08/2020.
BALLESTE, Samantha; NAOUMOVA, Natalia. Aspectos indicadores de qualidade ambiental nos espaços abertos de jardins zoológicos: estudo de percepção no Parque Zoológico da FZB/RS. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 19, n. 4, p. 79-94, out./dez. 2019. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212019000400344>. Acesso em: 25/08/2020.
BITGOOD, Stephen. Social Design in Museums: The Psychology of Visitor Studies. Collected Essays - MuseumsEtc, Volume 1, 900 p., 2011.
BITTENCOURT, Maria Cristina. Estudos de percursos acessíveis aos portadores de necessidades especiais em espaços abertos na cidade de Maringá. 2002. 229f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, 2002. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82836>. Acesso em: 25/05/2020.
BURTON, Elizabeth; MITCHELL, Lynne. Inclusive Urban Design: Streets for Life. Abingdon: Architectural Press, 2006.
CAMBIAGHI, Silvana. Desenho Universal: métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas. 3ª Ed. São Paulo, 2012.
DISCHINGER, Marta; ELY, Vera Helena Moro Bins; PIARDI, Sonia Maria Demeda Groisman. Promovendo acessibilidade espacial nos edifícios públicos: programa de acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas edificações de uso público. Florianópolis: MPSC, 2012. Disponível em: <https://www.mpam.mp.br/attachments/article/5533/manual_acessibilidade_compactado.pdf>. Acesso em: 25/05/2020.
EBENHÖH, Monika. Evaluating zoo design: the importance of visitor studies. 1992. 163f. Dissertation (Master of Landscape Architecture) – University of Agricultural Sciences, Institute of Wildlife Biology and Game Management, Vienna, 1992. Disponível em:<https://www.zoolex.org/media/uploads/2018/07/30/ebenhoeh_evaluating_zoo_design.pdf>. Acesso em: 25/05/2020.
FERREIRA, Aurélio. Novo dicionário Aurélio de Língua Portuguesa. 5ª Edição. Editora Positivo, 2010.
FROST, Warwick; LAING, Jennifer. Up Close and Personal: Rethinking Zoos and the Experience Economy. In: Frost, Warwick. Zoos and Tourism: Conservation, Education, Entertainment? Bristol: Channel View Publications, 2011, p.133-142.
GARRETT, Erik. Why Do We Go to the Zoo? Communication, Animals, and the Cultural-Historical Experience of Zoos. Maryland: Fairleigh Dickinson University Press, 2014.
IBGE. Censo demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em:<http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 25/05/2020.
LIN, Lee Kai. Rethinking Seoul Children’s Grand Park Zoo - Employing Animal Behavioural Enrichment in the Exploration of Human-Nature Relationship. Seoul, Korea. 160p. Dissertation (Master of Landscape Architecture) - School of Environmental Studies, Seoul National University, Seoul, 2017.
RICHARDS, Michael David William. Evaluating Inclusive Design within a Zoological Street Furniture Framework, 2017. 292f. Ph.D. Thesis (Doctor of Philosophy) - Inclusive Design Research Centre, School of the Built Environment, University of Salford, Salford, UK, 2017.
SAHLIN, Eva; JOHANSSON, Björn; KARLSSON, Per-Olof; LOBERG, Jenny; NIKLASSON, Mats; GRAHN, Patrik. Improved Wellbeing for Both Caretakers and Users from A Zoo-Related Nature Based Intervention - A Study at Nordens Ark Zoo, Sweden. International Journal of Environmental Research and Public Health, v.16, n.24, 20194929. Disponível em: < https://doi.org/10.3390/ijerph16244929>. Acesso em 25/05/2020.
SLATCH, Amrita. Landscape Immersion - Understanding Zoo Designs. Ahmedabad, India, 2015. 33f. Dissertation (Master in Landscape Design) - Faculty of Architecture, CEPT University, Ahmedabad, 2015.
SOMMER, R.; SOMMER, B. A practical guide to behavioral research: Tools and techniques. Fifth Edition: Oxford University Press, USA, 2002.
VANDENBERG, Maritz. An Inclusive Environment: An A-Z Guide to Legislation, Policies and Products. London: Spon Press, 2008.
WILLIAMS, Rachel; PORTER, Sue; HART, Adam; GOODENOUGH, Anne. The Accuracy of Behavioral Data Collected by Visitors in a Zoo Environment: Can Visitors Collect Meaningful Data? International Journal of Zoology, v.2012, 13p., 2012. Article ID 724835. Disponível em: https://www.hindawi.com/journals/ijz/2012/724835/. Acesso em 25/05/2020.
YIN, Robert. Estudo de caso: Planejamento e métodos. 5ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Samantha Medeiros Balleste, Natalia Naoumova

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).