A symmetria vitruviana: interpretação de Francesco di Giorgio Martini em seu tratado e obras construídas
DOI:
https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2021.166228Palavras-chave:
Francesco di Giorgio Martini, Symmetria Vitruviana, Tratados de arquitetura renascentistasResumo
Francesco di Giorgio Martini (c. 1480-98) elabora método para concepção de templos, a partir de esquemas geométrico-proporcionais pautados por círculos e quadrados, alinhado às prescrições vitruvianas sobre symmetria e analogia arquitetura e corpo humano. Henry Millon e Richard Betts iniciaram estudos de cotejamento destes esquemas com obras e desenhos coevos. Interessa, aqui, continuar tais estudos aplicados às igrejas de San Bernardino degli Zoccolanti e Santa Maria delle Grazie al Calcinanio, ambas atribuídas a Martini. Pretende-se responder lacunas apontadas pelos historiadores e demonstrar que, longe da repetição estereotípica, o método formulado por Martini concerne flexibilidade e adequação a diversidade de exigências impostas pela ideação arquitetônica, bem como avanço técnico e compositivo para superação das referências antigas e coetâneas.
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