Águas Urbanas: três projetos para São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v18i0p1-11Palavras-chave:
Águas urbanas, Arquitetura, InfraestruturaResumo
Os projetos debruçam-se sobre as hipóteses da Arquitetura na sua interface com a infraestrutura para águas urbanas em São Paulo, tendo como vetor principal a articulação de uma ação ética, técnica e estética. Procura-se pensar a paisagem e arquitetura das águas urbanas em dupla instância: a montante com barragens e piscinas públicas e à jusante com deltas, lagoas e canal de circunvalação ladeando o Tietê. Faz parte deste último escopo a abordagem, também ao longo dos trilhos das antigas Sorocabana, Central do Brasil e Santos-Jundiaí. A inquietação é a de desenhar a geografia e a infraestrutura numa apreensão ótica da paisagem: um desdobramento visual, táctil e vivencial da cidade como opacidade (ou transparência) e situação (ou indefinição do lugar).
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. A Condição Humana. 11º ed.; Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O Olho e o Espírito. In Textos Selecionados. Col. Pensadores. 2ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1984.
REIS GOULART, Nestor. São Paulo-Vila Cidade Metrópole. São Paulo: Via das Artes, 2004.
SUMNER, Anne Marie. Arquitetura e Infraestrutura: um percurso de projeto. Tese (Doutorado em Arquitetura e Infraestrutura) -Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Universidade de São Paulo, São Paulo, p. 136. 2002.
SUMNER, Anne Marie. Opacidade e situação. Óculum 4 – Revista Universitária de Arquitetura, Urbanismo e Cultura - FAUPUCAMP, Campinas, p.38-44, nov./1993.
SUMNER, Anne Marie. Ideia de construção de um escritório experimental de projetos. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, São Paulo, v 18, nº 29, p. 227-288, jun./2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Anne Marie Sumner
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).