A arquitetura do Bairro Salgado
Città di Setúbal, Portogallo
DOI:
https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2021.158155Palavras-chave:
Arquitetura, Salvaguarda do Patrimônio, MemóriasResumo
Neste artigo procurou-se fazer um retrato da arquitetura e origens do ‘Bairro Salgado’, erigido nos finais do século XIX e início do século XX, na Cidade de Setúbal. Destinado à edificação de moradias para os donos de fábricas de conserva da época, caracteriza-se por edifícios de qualidade arquitetónica e patrimonial que vem assinalar a paisagem urbana de Setúbal. Contudo, tem sido censurado a intervenção abusiva ao nível da preservação do património existente, pois a inadequada ou, em muitos casos, a ausência de legislação específica para o local, promove o desaparecimento dos exemplares ainda existentes. Exigem-se táticas de salvaguarda do património que incidam na preservação dos exemplares arquitetónicos ainda existentes, aliado à preservação e valorização das memórias do lugar.
Downloads
Referências
CLARO, R. Se tú ba l na História. In: LCLARO, R. (coord.). Se tú ba l na História. Setúbal: Lasa, 1990.
QUINTAS, M.C. Setúbal nos finais do século XIX. In: QUINTAS, M. C. (org.). Setúbal nos finais do século XIX. Lisboa: Caminho, 1993.
SALGUEIRO, T. B. (ed.). A cidade em portugal: uma geografia urbana. Porto: Afrontamento, 1999.
SETÚBAL, Câmara Municipal. Visitável em: Setúbal – Município Participado | Website oficial do Município de Setúbal (mun-setubal.pt)
SILVA, J. V. Setúbal. In: SILVA, J. V. (ed.). Setúbal. Setúbal: Região de Turismo da Costa Azul, 1990.
SILVA, C. V. História urbana de setúbal: uma geografia urbana. In: SILVA, C. V. (ed.). História urbana de setúbal: olhar o passado – perspectivar o futuro. Porto: Afrontamento, 1985.
TORRES, C. M. O plano de urbanização de Setúbal. In: TORRES, C. M. (ed.). O plano de urbanização de Setúbal. Lisboa: [s. n.], 1945.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Vanessa Hilario Norberto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).