A construção de um "clássico": registro de uma vivência e Sobre arquitetura
DOI:
https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2020.156695Palavras-chave:
Lúcio Costa, Autobiografia, Recepção da obraResumo
A partir da ideia amplamente conhecida de “clássico”, como na expressão “livro clássico”, o presente artigo apresenta uma análise pormenorizada da nova edição do livro Registro de uma Vivência de Lúcio Costa. Esta nova edição do livro conta com um novo posfácio da historiadora e filósofa Sophia da Silva Telles, que propõe “paratextualmente” novos protocolos de leitura da obra, entendendo-a como uma obra “clássica”. Nesse sentido, a discussão se estabelece através da comparação da nova edição do livro Registro de uma Vivência com as duas edições de Sobre Arquitetura, livro inicialmente organizado por Alberto Xavier na década de 1960 e novamente publicado nos anos 1990.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. A leitura: uma prática cultural. In: Chartier, Roger (org). Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2011, pp. 229-253.
CARDOSO, Fernando. Livros que inventaram o Brasil. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 37, p. 21-35, nov. 1993.
CHARTIER, Roger (org). Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2011.
COSTA, Lúcio. Razones de la nueva arquitectura 1934 y otros ensayos. Lima: Embaixada Brasileira, 1986.
COSTA, Lúcio. Registro de uma vivência. São Paulo: SESC, Editora 34, 2018 (1a edição 1995, 2a edição 1997).
FISH, Stanley. Is Threre a Text in this Class? The Authority of Interpretive Communities. Cambridge: Harvard University Press, 1980.
GENETTE, Gérard. Paratextos editoriais. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.
GORELIK, Adrian. Ciudad e Vivienda en America Latina: debates socio-antropológicos entre 1940 y 1975. São Paulo: 2013 https://www.youtube.com/watch?v=oDPfFgMuE0s. Acesso em: 7 dez. 2018.
LEVI, Giovanni. Sobre a Micro-História. In: BURKE, Peter. A Escrita da História: Novas Perspectivas. São Paulo: Unesp, 2011.
MICELI, Sergio. Intelectuais no Brasil e na Argentina em perspectiva comparada. Florianópolis: 2018. https://www.youtube.com/watch?v=uqQZqm3zbYE. Acesso em: 7 dez. 2018.
TAVARES, André. Anatomia do livro de arquitetura. Porto: Dafne, 2016.
XAVIER, Alberto (org.). Lúcio Costa: Sobre arquitetura. Porto Alegre: CEUA, 1962.
XAVIER, Alberto (org.). Lúcio Costa: Sobre arquitetura. Porto Alegre: UniRitter, 2017 (edição fac-similar com anotações de Lúcio Costa).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 ricardo de souza rocha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).