Brazilian works of contemporary scenic music

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i76p50-72

Keywords:

Modes of contact, scenic music, tensive semiotics

Abstract

The article will present works of scenic music performed in the field of contemporary Brazilian concert music. The authors usually emphasize the scenic presence of music concerts using strategies of lighting, gestures, staging, etc. Based on the tensive semiotics, proposed by Claude Zilberberg (2004; 2011), we will present scenic music as a musical practice perceived from the modes of contact established between musical presences and scenic presences, in a more or less close configuration. From this base, the pieces will be presented by their gradation of scenic presence, supported by the scenic latency inherent in any musical performance.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Gustavo Bonin, Universidade de São Paulo

    Gustavo Bonin é doutorando em Música na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Compositor e clarinetista, integra o Coletivo Capim Novo, grupo de compositores e intérpretes de música contemporânea.

References

A ODISSEIA musical de Gilberto Mendes. Diretor: Carlos de Moura Ribeiro Mendes. São Paulo: 2005. (98 min.).

AHARONIÁN, Coriún. Resumen de los quince cursos latinoamericanos de música contemporânea, 2007. Disponível em: <http://www.latinoamerica-musica.net/>. Acesso em: 14 jan. 2018.

BARBER, Llorenç. Mauricio Kagel. Madrid: Círculo de Bellas Artes, 1987.

BARBER, Llorenç. Rompiendo las barreras del sonido o sobre músicas textuales y visivas. In: RIBES, Adolf Murillo; GÓMEZ, Maravillas Díaz (Coord.). La mecánica de la creación sonora. Valencia: Universitat de València, Institut de Creativitat i Innovacions Educatives 2017, p. 13-44.

BERIO, Luciano. Dei suoni e delle immagini. Belgisch Tijdschrift voor Muziekwetenschap, v. 52, 1998, p. 67-71.

BONIN, Gustavo Cardoso. Quadro a quadro: música cênica brasileira. Dissertação (Mestrado em Música). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2018.

BONIS, Maurício Funcia de. Tabulae scriptae: a metalinguagem e as trajetórias de Henri Pousseur e Willy Corrêa de Oliveira. 461 p. Tese (Doutorado em Música). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2012.

BRAVO! (1989) Tim Rescala. Bravo! (1989), de Tim Rescala, para quatro intérpretes: Maria Teresa Madeira, Oscar Bolão, Lulu Pereira e Tim Rescala. Gravado em 2002 na Sala Baden Powell, Rio de Janeiro. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7hEJANfoPVQ>. Acesso em: 10 abr. 2018.

CAGE, John; KIRBY, Michael; SCHECHNER, Richard. An interview with John Cage by Michael Kirby and Richard Schechner. The Tulane Drama Review, v. 10, n. 2 (Winter, 1965), Massachusetts: Mit Press, 1965, p. 50-72.

CENAS sugestivas. Carlos Kater. Daniel Serale interpreta Cenas sugestivas (1985), de Carlos Kater, no programa Partituras da TV Brasil. 4/5/2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7xZMbexdFZU>. Acesso em: 11 mar. 2017.

CSEKÖ, Luiz Carlos. Domínios da fugacidade: A abordagem composicional de LC Csekö. Tese (Doutorado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2017.

FERNANDO Rocha - Canção simples de tambor - Transplanted Roots 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hYMZWXgveQ0>. Acesso em: 6 jul. 2018.

FERRAZ, Silvio. Tatuagens. In: FERRAZ, S. (Org.). Notas.atos.gestos. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007, p. 116.

FLO Menezes – “TransFormantes VI”. 23 de maio de 2016. World première of Flo Menezes’ “TransFormantes VI” for wind quintet during the Bienal de Música Brasileiro of Rio de Janeiro. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ECOLy29D62Y>. Acesso em: 18 jul. 2017.

GILBERTO Mendes - Ópera aberta. Música teatro de Gilberto Mendes, composta em 1976 e aqui interpretada por Anna Maria Kieffer e Sérgio Roberto Anacleto. Este vídeo é parte do DVD “A Odisseia Musical de Gilberto Mendes”, dirigido por Carlos de Moura Ribeiro Mendes e produzido pela Berço Esplêndido. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=KFBNF8zBnRY>. Acesso em: 6 jul. 2016.

GILSON Antunes - Pendular (2008) (Maurício de Bonis). Gilson Antunes plays Pendular, by Maurício de Bonis. This music was written and dedicated to Gilson Antunes. It was finished in May 2nd, 2008, in São Paulo, Brazil. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OkLAnmnHIsk>. Acesso em: 20 set. 2017.

HEILE, Björn. The music of Mauricio Kagel. Aldershot: Ashgate, 2006.

KAGEL, Mauricio. Tam-tam: monologues et dialogues sur la musique. Paris: Christian Bourgois, 1983.

LIMA, Rodrigo. Txury-ò. Flauta, saxofone alto, piano e percussão. São Paulo: [s. n.], 2016. 1 partitura.

LOVAGLIO, Vânia Carvalho. Música contemporânea em Minas Gerais: os Encontros de Compositores Latino-americanos de Belo Horizonte (1986-2002). Tese (Doutorado em História). Programa de Pós-Graduação, Instituto de História, Universidade Federal de Uberlândia 2010.

MAGRE, Fernando. A música-teatro de Gilberto Mendes e seus processos composicionais. Dissertação (Mestrado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2017.

MENDES, Gilberto. Ópera aberta. Soprano e halterofilista. São Paulo: [s. n.], 1976. 1 partitura.

MENDES, Gilberto. Retrato I. Flauta e clarinete. São Paulo: [s. n.], 1979. 1 partitura.

MENDES, Gilberto. Uma odisseia musical: dos mares do sul à elegância pop/art déco. São Paulo: Edusp, 1994.

MENEZES, Flo. Colores (Phila: In Praesentia). (August/September 2000). Electroacoustic Requiem in memoriam of Philadelpho Menezes for 1 clarinetist (clarinet in Bb, bass clarinet in Bb), 1 percussion player, quadraphonic electroacoustic sounds and live-electronics (ad libitum). Realization: Studio PANaroma de Música Eletroacústica da Unesp, São Paulo. Disponível em: <http://flomenezes.mus.br/flomenezes/flomenezes_scores/flomenezes_colores.pdf>. Acesso em: 2 ago. 2017.

MENEZES, Flo. TransFormantes VI. May-June 2012. For wind quintet. In: BIENAL DE MÚSICA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, 20,. Commission-prize of the Funarte, Ministério da Cultura of Brazil, for the XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea in 2013 in Rio de Janeiro. Disponível em: <http://flomenezes.mus.br/flomenezes/flomenezes_scores/flomenezes_transformantes_vi.pdf>. Acesso em: 2 ago. 2017.

OLIVEIRA, Jamary. ENTROncamentos SONoros 1

Jamary Oliveira. Iterações. Disponível em: <http://www.mhccufba.ufba.br/jamary_iteracoes/ENTROSOM_jamary.htm>. Acesso em: 17 jan. 2018.

OLIVEIRA, Jamaru. Iterações. Espetáculo cênico-musical. São Paulo: [s. n.], 1970. 1 partitura.

OLIVEIRA JR., Rubens José de. A música de Eduardo Guimarães Álvares para Percussão: estudo I, estudo II (A Falsa Rhumba), Pocema, Pratilheiros Catapimbásticos e Taleas. Dissertação (Mestrado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, 2014.

OLIVEIRA, Willy Corrêa. Kitsch nº 5. Piano. São Paulo: [s. n.], 1967-1968. 1 partitura.

PAULO Rios Filho – Volvere (2017). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CzBVY6nfVes>. Acesso em: 14 out. 2016.

RINALDI, Arthur. Sonhos. Marimba solo. São Paulo: [s. n.], 2007. 1 partitura.

RETRATO I - Gilberto Mendes. Intérpretes: Cibele Palopoli (flauta) e José Luiz Braz (clarinete). 7 de dezembro de 2010. Auditório Olivier Toni, Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (CMU-ECA), Universidade de São Paulo (USP). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wj9_MauKLBk>. Acesso em: 19 jul. 2016.

SERALE, Daniel Osvaldo. Performance no teatro instrumental: o repertório brasileiro para um percussionista. Dissertação (Mestrado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2011.

SONHOS de Artur Rinaldi interpretada por Nath Calan. Sonhos – 2007, de Artur Rinaldi, para percussionista solo: marimba e ações de fala e de cena. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=U_cmCryaDYI>. Acesso em: 9 maio 2018.

STASI, Carlos. Canção simples de tambor. Percussão. São Paulo: [s. n.], 1990. 1 partitura.

TANGO (1989) Tim Rescala. 2002. Tango (1989), de Tim Rescala, para trombone-baixo. Gravado em 2002 na Sala Baden Powell, Rio de Janeiro. Lulu Pereira, trombone. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7QMhDEFgDZE>. Acesso em: 3 jun. 2018

TXURY-Ò, “caminho por onde vai o sol by Rodrigo Lima (2016). Festival International des Arts de Bordeaux 2016 (20/10/2016). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lrrWrWpSo7Q>. Acesso em: 9 abr. 2016.

VALENTINA Pecora / “Upitú” (Chico Mello). Outubro de 2012, na Sala Zitarrosa, dentro do ciclo de concertos do Núcleo de Música Nueva de Montevideo [NCM]. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VJnUhDUgiJo>. Acesso em: 23 nov. 2017.

WIDMER, Ernst. ENTROncamentos SONoros: ensaio a uma didática da música. Comentários críticos de Alda Oliveira. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2004. (Marcos Teóricos da Composição Contemporânea na UFBA I).

ZILBERBERG, Claude. As condições semióticas da mestiçagem. In: CAÑIZAL, E. P.; CAETANO, L. E. (Org.). O olhar à deriva: mídia, significação e cultura. São Paulo: Annablume, 2004.

ZILBERBERG, Claude. Elementos de semiótica tensiva. Tradução de Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit, Waldir Beividas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011.

Published

2020-08-12

Issue

Section

Articles

How to Cite

Bonin, G. (2020). Brazilian works of contemporary scenic music. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 1(76), 50-72. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i76p50-72