Como ter sucesso nas artes sem ser um homem?

Manual para artistas mulheres do século XIX

Autores/as

  • Séverine Sofio Centro de Pesquisas Sociológicas e Políticas de Paris (Cresppa, Paris, França)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i71p28-50

Palabras clave:

gênero, artistas, mulheres, reconhecimento, história, posteridade

Resumen

Neste artigo propõe-se um conjunto de conselhos para art istas mulheres do passado para que sejam reconhecidas em vida e organizem a  preservação póstuma de seus nomes e suas obras, com vistas a inscrevê-los na história. Inspiramo-nos em pesquisas sobre a população de  pintoras, escultoras e gravadoras ativas na França na primeira metade do século XIX e em trabalhos sociológicos e históricos acerca da construção da reputação artística e da inscrição dos nomes na memória coletiva. Assim, de um modo não desprovido de distanciamento irônico, sugerese às  artistas mulheres: partir com boas cartas na mão; fazer boas escolhas; não perder tempo em se fazer (re)conhecer; saber se vender; e pensar na  posteridade.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Séverine Sofio, Centro de Pesquisas Sociológicas e Políticas de Paris (Cresppa, Paris, França)

    Socióloga, pesquisadora do Centro de Pesquisas Sociológicas e Políticas de Paris (equipe Culturas e Sociedades Urbanas) do Centro Nacional de Pesquisa Científica (Cresppa/CNRS).

Publicado

2018-12-12

Número

Sección

Women, files and memories

Cómo citar

Sofio, S. (2018). Como ter sucesso nas artes sem ser um homem? Manual para artistas mulheres do século XIX. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 71, 28-50. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i71p28-50