Avaliação dos Órgãos de Controle Interno nos Poderes Municipais Brasileiros: análise a partir dos regulamentos legais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v3p345-367Resumo
Esta pesquisa avalia a adequação dos regulamentos legais, que instituem os Sistemas de Controle Interno nos Poderes Municipais, às normas técnicas e às melhores práticas, recomendadas pela literatura. Para isso, foram analisadas as estruturas dos atos institucionais criados pelos Tribunais de Contas e sua aplicação nos Poderes Municipais, por meio dos regulamentos legais desenvolvidos pelo Executivo e Legislativo. Aborda-se, nessa perspectiva, o atendimento às exigências impostas pela legislação e normas técnicas, relacionadas ao sistema de controle interno do ambiente público. Com base nos resultados obtidos, pôde-se concluir que os regulamentos legais criados pelos Poderes Municipais com orientação dos Tribunais de Contas não estão atendendo às melhores práticas evidenciadas pela legislação vigente, normas técnicas e bases teóricas. Desta maneira, recomenda-se a expansão de estudos que possam dar continuidade a este, explorando outros municípios e, a comparação dos dados coletados com outros do ambiente internacional, que possam avaliar o comportamento da unidade de controle interno em outros países.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A RG&PP segue o padrão Creative Commons (CC BY-NC-SA), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
A RG&PP utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo – plagiarismo (Crossref Similarity Check) nos artigos submetidos ao periódico.