Avaliação do Desempenho das Unidades da Fundação Hemominas por meio da Análise Envoltória de Dados
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v2p242-266Abstract
O desempenho organizacional no âmbito governamental pode ser explanado em relação aos serviços ofertados como gestão eficaz, redução de custos e benefícios ao cliente/usuário/cidadão. A analise do desempenho das instituições públicas é condição precípua para a tomada de decisão endógena e exógena, bem como na formulação e implementação de políticas públicas eficientes. A Análise Envoltória de Dados (DEA) traduz eficientemente este posicionamento no contexto da eficiência técnica, de escala e alocativa ao identificar as unidades produtivas eficientes e ineficientes. Este artigo busca contribuir na discussão de eficiência das unidades da Fundação Hemominas em Minas Gerais, fazendo uma classificação de eficiência utilizando a DEA e ainda, verificar o grau de paridade entre eficiência operacional e eficiência financeira. Na análise de eficiência operacional utilizando a DEA, utilizamos como inputs, o volume total de sangue coletado, numero de empregados e a despesa com insumos, como outputs utilizamos total de hemocomponentes produzidos, total de hemocomponentes descartados e total de serviços clínicos efetuados. Para eficiência financeira, os inputs foram, a despesa total menos a despesa com pessoal, a despesa com pessoal dividida pelo número de funcionários, para os outputs utilizamos a receita arrecadada e as despesas orçamentárias executadas. Os resultados demonstraram fraca significância estatística entre eficiência operacional e eficiência financeira. Almejamos que os resultados sirvam como substrato de análise e discussão pelos gestores das unidades averiguadas e da Fundação Hemominas no que concerne ao uso, alocação e disposição eficiente do erário com vistas a salvar vidas e atender os clientes/usuários/cidadãos que necessitam dos serviços especializados e hemocomponentes.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
The RG&PP follows the Creative Commons (CC BY) standard, which allows remix, adaptation and creation of works derived from the original, even for commercial purposes. The new works must mention the author(s) in the credits.
The RG&PP uses the software of content similarity check - plagiarism (Crossref Similarity Check) in articles submitted to the journal.