Financiamento de campanha e fidelidade partidária: Desafio intransponível?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v1p1-18Palavras-chave:
lobby, political reform, public policy.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a forma como o financiamento de campanha pode influenciar a fidelidade partidária, assim como o papel da pressão ou lobby de financiadores. Na primeira parte do artigo, foi trabalhada a idéia de partido político e seu papel no funcionamento da política e elaboração de políticas públicas. Na segunda parte, explorou-se a noção de titularidade do mandato na relação entre candidatos e partidos políticos, haja vista recente judicialização da questão. Na terceira parte, tratou-se do tema fidelidade partidária, relacionando-o com a reforma política. O cerne da quarta parte do artigo foi analisar a relação entre o financiamento e o lobby. Por fim, a quinta parte conjuga a noção de lobby, políticas públicas e analisa de que maneira podem ser condizentes com a noção de fidelidade partidária.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-06-26
Edição
Seção
Artigos
Licença
A RG&PP segue o padrão Creative Commons (CC BY-NC-SA), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
A RG&PP utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo – plagiarismo (Crossref Similarity Check) nos artigos submetidos ao periódico.
Como Citar
Assis, L. G. B. de. (2011). Financiamento de campanha e fidelidade partidária: Desafio intransponível?. Revista Gestão & Políticas Públicas, 1(1), 1-18. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v1p1-18