Não Ver, (Não) Ser Visto, Per-Tecer: narrativas de alunos com deficiência visual na universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/rgpp.v12i2.202867

Palavras-chave:

Educação, deficiência visual, Universidade, Psicologia, Grupo

Resumo

O objetivo deste artigo é conhecer as narrativas de alunos com deficiência visual em uma universidade pública de Goiás, para discutir sua experiência e os processos de inclusão-exclusão. Como método de investigação realizamos uma sessão de grupo operativo, conforme a teoria e técnica do psicólogo social argentino Enrique Pichon-Rivière. Como resultados, elaboramos três categorias de análise: não ver, (não) ser visto e per-tecer. Na primeira categoria elencamos os principais percalços relacionados ao não ver na Universidade, que se referem principalmente às barreiras arquitetônicas e a dificuldade de acessibilidade ao material didático e procedimentos de ensino dos professores. Na segunda categoria, (não) ser visto, discutimos a invisibilidade do estudante com deficiência visual na Universidade, que passa a não ser visto por seus colegas, bem como por alguns professores. Na última categoria, per-tecer, discutimos as tessituras que devem ser realizadas entre videntes e não videntes para que a inclusão possa efetivamente ser construída na Universidade.

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Biografia do Autor

  • Jordana Gracielle de Jesus Sousa, Universidade Federal de Goiás

    Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

  • Regis Lopes Silva , Universidade Federal de Goiás

    Filósofo e graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

  • Rayane de Sousa Lopes, Universidade Federal de Goiás

    Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

  • Marcos Vinicius Cieri de Moura, Universidade Federal de Goiás

    Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

  • Alan Jonas Lopes de Araújo, Universidade Federal de Goiás

    Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

  • Paulo Cesar Benites , Universidade Federal de Goiás

    Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

  • Domenico Uhng Hur, Universidade Federal de Goiás

    Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Atualmente é Professor Associado II junto à graduação de Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Sousa, J. G. de J. . ., Silva , R. L. ., Lopes, R. de S., Moura, M. V. C. de . ., Araújo, A. J. L. de, Benites, P. C., & Hur, D. U. (2022). Não Ver, (Não) Ser Visto, Per-Tecer: narrativas de alunos com deficiência visual na universidade. Revista Gestão & Políticas Públicas, 12(2), 258-277. https://doi.org/10.11606/rgpp.v12i2.202867