Olhares de Profissionais da Defensoria Pública do Estado de São Paulo: análise das demandas e da atuação com a população em situação de rua
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v11p98-115Palavras-chave:
População em situação de rua, Defensoria Pública, Políticas Públicas, Ação pública, Psicologia políticaResumo
A proposta da realização de pesquisa foi pensada em parceria com o Núcleo Especializado em Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, sendo fruto de uma parceria recente articulada com o serviço de triagem da Defensoria Pública voltada para atendimento da população em situação de rua. Se propõe, nesse sentido, na realização de entrevistas com profissionais do Centro de Atenção Multidisciplinar (CAM) da Divisão de Atendimento Inicial Especializado (DAI) para sistematização dos desafios e possibilidades dos psicólogos e assistentes sociais do referido serviço de triagem nos seguintes aspectos: (1) no contato com a população atendida; (2) nas demandas recebidas pela defensoria pública das pessoas em situação de rua; (3) no contato com a rede de apoio (4) na articulação em rede. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é sistematizar, a partir do olhar de psicólogos e assistentes sociais do CAM, as demandas e as necessidades primárias e secundárias da população atendida, os principais desafios de atuação em rede intersetorial e as recomendações destes profissionais ao andamento e execução das políticas públicas, especialmente em relação às diretrizes da Política Nacional de Saúde Mental e dos serviços especializados à população em situação de rua. Diante do conteúdo exposto nas entrevistas e de sua análise, foi observado que apesar da boa relação entre as profissionais e a população em situação de rua que procuram o serviço, dificilmente o trabalho se direciona para uma mudança real de perspectiva dos usuários, se realiza mais enquanto solução de demandas pontuais. Fato que decorre, principalmente, da disparidade entre as demandas que chegam e os recursos disponíveis à atendê-las, tanto na Defensoria pública em si quanto na articulação em rede com outros serviços.
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