Representações Sociais de Violência
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v8p1-18Palavras-chave:
Violência, Tipos de violência, Representações sociais, Segurança humana, Eficácia políticaResumo
Este artigo apresenta resultado de pesquisa sobre representações sociais de violência e tipos de violência vivenciados por diferentes segmentos sociais no distrito de Itaquera, no município de São Paulo. Utilizando grupos focais e embasado na teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, o estudo identificou diferenças importantes entre os grupos. Também foi investigado o grau de eficácia política de cada segmento; ou seja, como cada grupo intervém e reage às violências. O conceito de Segurança Humana, de Amartya Sen, é apresentado como recurso para minimizar as desigualdades e a violência em todas as suas formas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Gestão & Políticas Públicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A RG&PP segue o padrão Creative Commons (CC BY-NC-SA), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
A RG&PP utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo – plagiarismo (Crossref Similarity Check) nos artigos submetidos ao periódico.