Reflexos de uma Lógica Mercadológica no Ensino Superior

Authors

  • Elisa Bernal Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia Author
  • Daniela Tankevicius Ferraz Universidade de São Paulo Author
  • Helena Schafirovits Morillo Universidade de São Paulo Author
  • Mariana Pereira Carriles Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades Author
  • Paula Thais Antunes Pereira Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades Author
  • Wilian Donnangelo Fender Universidade de São Paulo Author

DOI:

https://doi.org/10.11606/rgpp.v6i2.133950

Keywords:

Instituição de Ensino Superior, mercadologia, neoliberalismo, docência, formação

Abstract

O presente trabalho visou problematizar as possibilidades e o lugar do docente de ensino superior dentro de um escopo de uma política voltada para uma racionalidade neoliberal, a qual prima por grande produtividade, desenvolvimento pessoal meritocrático, pela lógica da concorrência e da competitividade, bem como – em especial recorte deste artigo ao contexto acadêmico – na transformação das Instituições de Ensino Superior tomadas enquanto empresas, que devem responder às demandas e preceitos da gestão à qual são submetidas. Neste contexto, a formação do docente é amplamente atravessada pela ênfase na produção massiva de conteúdo acadêmico, em detrimento da formação didática e do incentivo ao pensamento crítico no ensino. Partindo do contexto histórico no qual a universidade se insere hoje, o presente artigo buscou discutir como as implicações da demanda mercadológica para a universidade recaem no exercício da docência, tendo como questão norteadora: os professores apresentam condições formativas para enfrentar as novas demandas que se impõe à universidade?

 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-12-31

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Reflexos de uma Lógica Mercadológica no Ensino Superior. (2016). Management & Public Policies Journal, 6(2), 234-247. https://doi.org/10.11606/rgpp.v6i2.133950