Estudo comparativo de duas linhagens de aves especializadas para produção de "broilers". I - Fertilidade e eclodibilidade relacionadas ao peso dos ovos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-5066.v8i2p461-484Palavras-chave:
O artigo não apresenta palavras-chave.Resumo
No estudo em tela, 1456 ovos oriundos de duas linhagens de aves, aqui denominadas “A ” e “B” , especializadas para produção de “broilers” , foram distribuídos em três classes de acôrdo com o pêso — I (51 a 55g), II (56 a 60g) e III (61 a 65g) — e incubados com a finalidade de estimarem-se os índices de fertilidade e eclodibilidade.
a — Fertilidade
Quanto aos índices percentuais de fertilidade, registraram-se resultados pràticamente superponíveis ou seja, de 88,1 % e 88,8% para as linhagens “A ” e “B” , respectivamente. Tal diferença, como era de se esperar, foi julgada não significante estatisticamente. Ao estabelecerem-se comparações entre graus de fertilidade e classes de ovos, abstração feita às linhagens, anotou-se o índice percentual de 89,3% para a classe II, ligeiramente superior aos obtidos nas classes I (87,8%) e III (88,19%). Por outro lado, a correlação verificada entre índices de fertilidade e pêso individual dos ovos, revelou-se estatisticamente significante (r = + 0,56).
b — Eclodibilidade
Os índices de eclosão, estimados em relação aos ovos férteis, foram de 93,8% e 89,3% de nascimentos de pintos viáveis, respectivamente, para as linhagens “ A” e “B” . Tal diferença, de significado estatístico, destacou que a linhagem “B” produziu maior percentual de refugos — 6,1% — quando comparada à linhagem “A” cujo índice de nascimento de pintos não viáveis, atingiu a cifra de 2,7%. No confronto entre eclodibilidade e classes de ovos, sem levar em conta as linhagens, a porcentagem mais elevada foi consignada na classe III (93,7%). O simples exame dos resultados sugere que os ovos da classe II estariam associados ao mais acentuado índice de nascimento de pintos não viáveis — 6,9% — se comparados aos verificados nas classes I (3 ,9 %) e III (2,7%). A localização das bandejas na incubadora não exerceu influência sôbre os índices de eclosão.