I) Estudo comparativo sobre a aplicabilidade dos métodos do óxido crômico e convencional para a avaliação da digestabilidade aparente no rato albino II) Índices de retenção do nitrogênio, calcio e fósforo de ração comercial, balanceada (Dog Meal)

Autores

  • Fernando Andreasi Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Departamento de Zootecnia, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-5066.v5i3p375-398

Palavras-chave:

O artigo não apresenta palavras-chave.

Resumo

Primeira Parte
Ligeira revisão bibliográfica relativa ao emprego do óxido crômico como substância índice, precedeu o estudo sôbre a aplicabilidade do mesmo, na determinação da digestibilidade dos nutrientes de mistura comercial — (Dog Meai) — ministrados a ratos albinos. Fez-se, ainda, comparação do aludido método com o convencional. O óxido crômico administrado na proporção de 1,08% sôbre a matéria sêca, apresentou nível médio de eliminação de 92% e variabilidade de 3,85%. O teste t de Student aplicado aos resultados, revelou-se, estatisticamente significante para todos os nutrientes. Os coeficientes de variabilidade observados para o método convencional foram bastante baixos, isto é, a amplitude verificada foi da ordem de 0,85% a 2,09% para todos os nutrientes, exceção feita às cinzas cuja variabilidade alcançou a cifra de 13,68%. Da mesma forma, a amplitude apresentada pelo método do óxido crômico foi deveras reduzida, ou seja, de 0,69% a 2,59% considerando-se estas porcentagens como cifras limites entre as quais se situaram os dados referentes à variabilidade para todos nutrientes, exceção feita às cinzas, cuja variação foi de 18,71%. O fator idade influenciou a digestibilidade da matéria orgânica, cinzas e calorias, pois que os animais jovens aproveitaram-nas em maior grau do que os ratos adultos. No entretanto, para o extrato etéreo, proteínas e carboidratos, tôdas as diferenças surpreendidas entre idades foram atribuídas, estatisticamente, ao acaso. Diferenças de digestibilidade entre sexos não foram  observadas, assim como não foi evidenciada “inter-ação” entre idade e métodos. Seguindo a mesma tendência observada para os mais nutrientes, as calorias foram mais intensamente digeridas pelos animais jovens.
Segunda Parte
Após revisão bibliográfica, estudou-se o grau de retenção do nitrogênio, cálcio e fósforo da ração comercial referida na primeira parte dêste trabalho. A ração estudada — Dog Meai — encerrando 4,57% de nitrogênio revelou-se plenamente satisfatória para as necessidades nitrogenadas quer dos animais adultos, quer dos jovens. Entretanto, ficou demonstrado, estatisticamente, que os jovens têm capacidade mais acentuada de aproveitar o nitrogênio da dieta. Todavia, no que diz respeito ao balanço dos elementos cálcio e fósforo, apurou-se que os ratos adultos ao ingerirem, em média, 46 mg de cálcio e 51 mg de fósforo por 100 g de pêso vivo e por dia, apresentaram balanços negativos. Por seu turno, os ratos jovens que retiraram da ração, em média, 79 mg de cálcio e 87 mg de fósforo por 100 g de pêso vivo e por dia, demonstraram nítido balanço positivo dêsses elementos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1955-12-14

Edição

Seção

NÃO DEFINIDA

Como Citar

I) Estudo comparativo sobre a aplicabilidade dos métodos do óxido crômico e convencional para a avaliação da digestabilidade aparente no rato albino II) Índices de retenção do nitrogênio, calcio e fósforo de ração comercial, balanceada (Dog Meal). (1955). Revista Da Faculdade De Medicina Veterinária, Universidade De São Paulo, 5(3), 375-398. https://doi.org/10.11606/issn.2318-5066.v5i3p375-398