A gestão educacional na interseção das políticas federal e municipal

Autores

  • Dirce Nei Teixeira de Freitas Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/rfe.v24i2.59626

Palavras-chave:

política educacio, administração de siste, gestão educacio, reforma educacio, federalismo e educa

Resumo

O artigo refere-se à pesquisa realizada com vistas a apreender e analisar a gestão educacional que se engendra na interseção das políticas federal e municipal, tendo como eixo a relação entre proposição e implementação dessas políticas. Parte da análise crítica da política federal de "reordenação" da gestão educacional e, no trajeto, evidencia os reflexos dessa política na esfera local, os nexos entre ela e a política municipal, bem como a face municipal da gestão educacional. Põe em evidência um padrão de gestão local marcado pela condensação de movimentos de adesão, resistência e de negação à política federal, cuja lógica difere da que sustenta as proposições federais. Frente aos resultados, questiona-se a efetividade e a congruência da política federal para os propósitos anunciados e aponta-se a impropriedade da simplificação no trato da problemática da gestão.

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Publicado

1998-07-01

Edição

Seção

Artigos