Laerte Ramos de Carvalho: a concepção de educação
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0102-25551990000100003Palavras-chave:
Educador, Laerte Ramos de Carvalho, Educação, Democracia, Escola Pública, UniversidadeResumo
Em artigo anterior, teci breves comentários sobre a formação e a produção filosófica e histórica de Laerte Ramos de Carvalho, que foi o primeiro diretor da Faculdade de Educação da USP. Neste, tendo como principal objeto de estudo os artigos que publicou na imprensa, procuro sistematizar suas idéias acerca da concepção de educação, reunidas em torno de três tópicos: 1º) a educação enquanto intimamente vinculada à democracia; 2º) a escola pública acessível a todos, como um dos principais deveres e uma das condições de existência do estado democrático; 3º) a universidade como expressão mais elevada da cultura e da vida do país, em seu espírito integrador, em sua efetiva autonomia e em sua vinculação com a realidade circundante. A atuação de Laerte Ramos de Carvalho, enquanto administrador e educador - na Universidade de Brasília, no Conselho Estadual de Educação de São Paulo, na Faculdade de Educação da USP e no Centro Regional de Pesquisas Educacionais Prof. Queiroz Filho - será o tema do próximo e último artigo.Downloads
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