“Vida loka original”: engajamento e autenticidade no Racionais MC’s das décadas de 2000 e 2010
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v24i1.225830Palabras clave:
Rap, Racionais MC's, Autenticidade, Engajamento, Vida lokaResumen
A partir da obra musical do grupo de rap paulistano Racionais MC’s, em especial aquela presente nos álbuns lançados no período recortado, o artigo procura descrever como a relação entre imaginação política, desigualdade social e mercado musical organiza noções de engajamento e autenticidade componentes da autopercepção política do grupo a respeito de si próprio, de seu trabalho artístico e do rap brasileiro. Neste texto, observo as manifestações da vida loka - expressão iconicamente vinculada ao grupo e seu trabalho -, analisando suas aparições e usos na obra do Racionais MC’s, intencionando demonstrar de que modo a expressão funciona como a) uma unidade representativa, temporal e espacialmente localizada, da experiência social do jovem negro pobre dos anos 1990 e 2000 que conecta, centralmente, raça, classe e território; e b) um componente de autenticidade do rap do Racionais MC’s que localiza a experiência social dos integrantes, legitima seus discursos, fomenta a identificação pessoal entre rappers e público e prestigia simbolicamente sua obra no mercado cultural.
Descargas
Referencias
ACAYABA, Cíntia. Disco dos Racionais é presente da Prefeitura de São Paulo para o Papa. G1 São Paulo, São Paulo, 22/07/2015. Disponível em: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/07/disco-dos-racionais-e-presente-da-prefeitura-de-sao-paulo-para-o-papa.html. Acesso em: 01/09/2020.
ARRUDA, Daniel Péricles. Cultura Hip-Hop e Serviço Social: a arte como superação da invisibilidade social da juventude periférica. 228 p. Orientador: Maria Lúcia Martinelli. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20093. Acesso em: 30/05/2024.
BÍBLIA Sagrada: Edição Pastoral. São Paulo: Paulus, 2008.
BOTELHO, Guilherme Machado. Quanto vale o show? O fino Rap de Athalyba-Man e a inserção social do Periférico através do mercado de música popular. 236 p. Orientador: Walter Garcia. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Estudos Brasileiros, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-11122018-111009/pt-br.php. Acesso em: 30/05/2024.
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína. Usos & abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
CAMPOS, Felipe Oliveira. Rap, cultura e política: batalha da matrix e a estética da superação empreendedora. São Paulo: Hucitec, 2020.
CARRIL, Lourdes. Quilombo, favela e periferia: A longa busca da cidadania. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2006.
D’ANDREA, Tiaraju Pablo. A formação dos sujeitos periféricos: Cultura e Política na periferia de São Paulo. 295 p. Orientadora: Vera da Silva Telles. Tese (Doutorado em Sociologia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-18062013-095304/en.php. Acesso em: 30/05/2024.
D’ANDREA, Tiaraju Pablo. Contexto histórico e artístico de produção do fenômeno Racionais MC’s: uma ruptura musical. Música Popular em Revista, Campinas, ano 5, v. 1, p. 95-112, jul.-dez. 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13127. Acesso em: 30/05/2024.
DOMINGUES, Petrônio. Movimento negro brasileiro: alguns apontamentos históricos. Tempo, São Paulo, v. 12, p. 100-122, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tem/a/yCLBRQ5s6VTN6ngRXQy4Hqn/abstract/?lang=pt. Acesso em: 30/05/2024.
FÉLIX, João Batista de Jesus. Chic Show e Zimbabwe e a construção da identidade nos bailes black paulistanos. 202 p. Orientadora: Lilia Katri Moritz Schwarcz. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-08072010-135922/pt-br.php. Acesso em: 30/05/2024.
FÉLIX, João Batista de Jesus. Hip Hop: Cultura e Política no contexto paulistano. 206 p. Orientadora: Lilia Katri Moritz Schwarcz. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-01052006-181824/pt-br.php. Acesso em: 30/05/2024.
FERRÉZ EM CONSTRUÇÃO - KASKÃO TSG (59 min.). Publicado pelo canal Ferréz, 26/04/2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=K4V0O41SpBA. Acesso em: 01/04/2023.
FONSECA, Silvana Carvalho da. Experiências periféricas e o homem negro na poética do Racionais MC’s. In: VIEIRA, Daniela; SANTOS, Jaqueline Lima. (orgs.) Racionais MC’s entre o gatilho e a tempestade. São Paulo: Perspectiva, 2023. pp. 54-80
GARCIA, Walter. Elementos para a crítica da estética do Racionais MC’S (1990-2006). Ideias, Campinas, v. 4, n. 2, p. 81–108, 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ideias/article/view/8649382. Acesso em: 22 maio. 2024.
GARCIA, Walter. Sobre uma cena de “Fim de semana no Parque”, do Racionais MC’s. Estudos Avançados, v. 25, n. 71, p. 221-235, 2011. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/10608. Acesso em: 30/05/2024.
GRIGORI, Pedro. Entrevista de Lula com Mano Brown é o podcast mais ouvido do Brasil em 2021. Correio Braziliense, 01/12/2021. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2021/12/4967463-entrevista-de-lula-com-mano-brown-e-o-podcast-mais-ouvido-do-brasil-em-2021.html. Acesso em: 11/09/2023
KL JAY. Na batida Volume 3: Equilíbrio. São Paulo: 4P, 2001.
LEIVA, João. Cultura nas capitais: como 33 milhões de brasileiros consomem diversão e arte. Rio de Janeiro: 17Street Produção Editorial, 2018.
LOBÃO. Vida louca vida. [s. l. ]. Braziloid Records, 1987.
MACEDO, Márcio. Hip-Hop SP: transformações entre uma cultura de rua, negra e periférica (1983-2013). In: KOWARICK, L.; FRUGOLI JR., H. (org.). Pluralidade Urbana em São Paulo: Vulnerabilidade, Marginalidade, Ativismos. São Paulo: Editora 34; FAPESP, 2016, p. 23-53.
MALVASI, Paulo Artur. Interfaces da vida loka: Um estudo sobre jovens, tráfico de drogas e violência em São Paulo. 287 p. Orientador: Prof. Dr. Rubens de Camargo Ferreira Adorno. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-09032012-132410/pt-br.php. Acesso em: 30/05/2024.
MANO BROWN - PODPAH #351. Convidado: Pedro Paulo Soares Pereira (Mano Brown). Apresentadores: Igor Cavalari (Igão) e Thiago Marques (Mítico). [s. l.]. 8 mar. 2022. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/6hx4DSCCTtiNUKX5E0NgjM?si=987bdadd1c434931. Acesso em: 14/10/2022.
MANO Brown, um sobrevivente do inferno. (20 min.). Publicado pelo canal Le Monde Diplomatique Brasil, 27 fev. 2018a. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=U_OsF4y4zuY. Acesso em: 01/04/2023.
MARQUES, Adalton. Crime, proceder, convívio-seguro: Um experimento antropológico a partir de relações entre ladrões. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-15032010-103450/pt-br.php. Acesso em: 30/05/2024.
MARTINS, Sérgio. Encanto radical. In Revista Showbizz, Ano 14, nº 6, edição 155, p. 24-29. Jun. 1998. Disponível em: https://revistabizz.blogspot.com/2022/04/155-junho1998-mano-brown-racionais-mcs.html. Acesso em: 05/03/2023.
MCQUILLAR, Tayannah Lee; JOHNSON, Fred. Tupac Shakur: the life and times of an American icon. Cambridge: Da Capo Press, 2010.
OGBAR, Jeffrey Ogbonna Green. Hip-hop revolution: the culture and politics of rap. Lawrence: University Press of Kansas, 2007.
OLIVEIRA, Acauam Silvério de. O evangelho marginal dos Racionais MC’s. In: RACIONAIS MC’S. Sobrevivendo no Inferno. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
OLIVEIRA, Acauam Silvério de. “Quanto vale o show”: Racionais MC’s e os dilemas do rap brasileiro contemporâneo. In: SANTOS, Daniela Vieira (Org.). Dossiê: “Rap e protagonismo musical periférico”. Música popular em revista, ano 5, v. 1, p. 113-37. Campinas, jul.-dez. 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13128. Acesso em: 30/05/2024.
OLIVEIRA, Roberto Camargos de. Rap e política: percepções da vida social brasileira. São Paulo: Boitempo, 2015.
OSUMARE, Halifu. The Africanist aesthetic in global hip-hop: power moves. New York/Hampshire: Palgrave Macmillan, 2007.
PADIGLIONE, Cristina. Mano a Mano é Top 3 no Spotify e garante continuação em 2023. F5/ Folha de S. Paulo, 19/12/2022. Disponível em: https://f5.folha.uol.com.br/colunistas/cristina-padiglione/2022/12/mano-brown-fecha-o-ano-como-3o-podcast-mais-ouvido-no-spotify.shtml. Acesso em: 11/09/2023.
RACIONAIS: das Ruas de São Paulo pro Mundo. (116 min.). Dirigido por Juliana Vicente. Brasil: Preta Portê Filmes/Boogie Naipe, 2022. Disponível na plataforma de streaming Netflix em: https://www.netflix.com/br/title/81082516. Acesso em: 10/09/2023.
RACIONAIS MC’s: Uma história musical. (10 min.). Dirigido por Victor Hugo Fiuza. São Paulo: Tidal, 2019.
RACIONAIS MC’s. Ao vivo. São Paulo: Zâmbia, 2001.
RACIONAIS MC’s. Cores & Valores. São Paulo: Cosa Nostra/Boogie Naipe/Radar Records, 2014.
RACIONAIS MC’s. Escolha o seu caminho. São Paulo: Zimbabwe, 1992.
RACIONAIS MC’s. Holocausto urbano. São Paulo: Zimbabwe, 1990.
RACIONAIS MC’s. Nada como um dia após o outro dia. São Paulo: Cosa Nostra, 2002.
RACIONAIS MC’s. Racionais 25. São Paulo: Cosa Nostra/Boogie Naipe/Radar Records, 2014.
RACIONAIS MC’s Raio X Brasil. São Paulo: Zimbabwe, 1993.
RACIONAIS MC’s. Sobrevivendo no Inferno. São Paulo: Cosa Nostra, 1997.
RED Bull Entrevista RACIONAIS'Mcs 05 05 2017. (126 min). Publicado pelo canal JornalOBah, 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aqx8TyV85Ic. Acesso em: 24/09/2021.
ROCHA, Bruno de Carvalho. Rap e religião: Análise do imaginário religiosa em Racionais MC’s. Orientador: Marcio Cappelli Aló Lopes. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Diretoria de Pós Graduação e Pesquisa, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2022.
ROSA, Waldemir. Homem Preto do Gueto: um estudo sobre a masculinidade no Rap brasileiro. Orientadora: Rita Laura Segato. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Brasília, Brasília, 2006. Disponível em: http://www.realp.unb.br/jspui/handle/10482/2769. Acesso em: 30/05/2024.
ROSE, Tricia. Barulho de preto: rap e cultura negra nos Estados Unidos contemporâneos. Tradutoras: Daniela Vieira e Jaqueline Lima Santos. São Paulo: Perspectiva, 2021.
SÁ, Xico; VALE, Israel do. Rappers do Racionais MC's lançam disco com a crônica da periferia. Folha de S. Paulo, São Paulo, 14/07/2002. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/acontece/ac1407200203.htm. Acesso em: 19/05/2022.
SANGION, Juliana. Unicamp divulga lista de obras de leitura obrigatória para o vestibular 2020. Unicamp, 23/05/2018. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2018/05/23/unicamp-divulga-lista-de-obras-de-leitura-obrigatoria-para-o-vestibular-2020. Acesso em: 01/09/2020.
SANTOS, Daniela Vieira dos. A nova condição do rap: De cultura de rua à São Paulo Fashion Week. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 27, n. esp1, p. e022005, abr. 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/15829/12730. Acesso em: 20/05/2024.
SERRANO, Guilherme. Da sujeição criminal ao ladrão nobre: o estereótipo marginal do “Vida loka” em Racionais MC’s. Úrsula. [s. l.], abr.-jun. 24. n. 13, cultura. Publicado em: 29/04/2024. Disponível em: https://revistaursula.com.br/cultura/da-sujeicao-criminal-ao-ladrao-nobre-o-estereotipo-marginal-do-vida-loka-em-racionais-mcs/. Acesso em: 27/05/2024.
TEPERMAN, Ricardo. Se liga no som: as transformações do rap no Brasil. São Paulo: Enigma, 2015.
VÁRIOS ARTISTAS. Consciência Black. São Paulo: Zimbabwe, 1989.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Mateus da Silva Lisboa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).