v. 21 n. 1 (2021): Dossiê: Música em quarentena (parte II); Dossiê: Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical - 10 Anos

					Visualizar v. 21 n. 1 (2021): Dossiê: Música em quarentena (parte II); Dossiê: Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical - 10 Anos

O v. 21 n. 1 (julho 2021) da Revista Música apresenta a segunda parte do Dossiê "Música em quarentena", com relatos de pesquisadores sobre atividades musicais durante a pandemia de COVID-19; a coordenação coube às editoras convidadas, Profa. Dra. Magali Kleber (UEL), Profa. Dra. Luciane Cuervo (UFRGS), Profa. Dra. Sonia Ray (UFG) e Profa. Dra. Luciane Garbosa (UFSM). Um segundo Dossiê celebra os 10 anos do Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical (EITAM), tendo como editora convidada a Profa. Dra. Adriana Lopes Moreira (USP). Os textos foram avaliados e selecionados pela comissão organizadora do EITAM5, realizado em 2019 na UNICAMP, especialmente para este dossiê. Além disso, esta edição também traz quatro artigos com temáticas livres, por pesquisadores de várias universidades brasileiras. Este edição ganha conotação ainda mais emotiva por ser a despedida do Prof. Dr. Fabio Miguel, falecido precocemente em 3 de fevereiro de 2021. Atuando junto aos coros do Instituto de Artes da UNESP, Fabio Miguel deixa saudades por sua competência e humanidade, e um exemplo por sua trajetória, um dos raros docentes negros em instituições de ensino superior no Brasil. Esta edição é dedicada à sua memória.

Publicado: 2021-07-27

Edição completa

Editorial

  • Fábio Miguel (1973-2021)

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188884
    Márlon Souza Vieira
    xi-xii
  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188871
    Paulo de Tarso Salles
    ix-x

Artigos

  • Máscaras ao rosto e tampões à boca: implicações na voz para a performance do professor que canta

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.180832
    Márlon Souza Vieira, Fabio Miguel
    1-16
  • Aperfeiçoamento e Capacitação em Performance Musical: estratégias de trabalho na pandemia

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.186430
    Ravi Shankar Viana Domingues, Luciana Noda
    17-36
  • Os reflexos da pandemia COVID-19 na profissão Músico em Manaus-Amazonas: decreto estadual, trabalho, saúde e emocional

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.180720
    Lucyanne de Melo Afonso
    37-54
  • Construindo arranjos com tríades ao piano durante a pandemia: relato de interação musical informal via aplicativo de mensagens instantâneas a partir de uma perspectiva neurocientífica

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.180590
    Marcelo Alves
    55-74
  • Editorial: Dossiê Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical - 10 Anos

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188824
    Adriana Lopes Moreira
    77-78
  • Narrativa minimista en la obra de Coriún Aharonián: análisis de la obra Pequeña pieza para piano I, de Coriún Aharonián

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188825
    Luciana Orellana Lanús
    79-98
  • Tradição e inovação: uma análise musical da obra Mutationen VI de Claudio Santoro

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188826
    Ana Leticia Crozetta Zomer, Adriana Lopes da Cunha Moreira
    99-130
  • Soundscapes narrativos en el cine: tres bandas sonoras de Tōru Takemitsu (1962-1966)

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188829
    Andrés Duarte Loza
    131-204
  • Uma perspectiva de análise da obra Série de arco de Hermeto Pascoal

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188830
    Carlos dos Santos
    205-226
  • Interações entre escrita e instrumentalidade em Ladainha e Eclusas, para violão solo

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188831
    Ledice Fernandes de Oliveira Weiss, Silvio Ferraz
    227-268
  • O potencial simbiótico da análise schenkeriana na performance e análise musical do Praeambulum da Partita n. 5 para teclas, de J. S. Bach

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188840
    Renata Coutinho de Barros Correia , Jéssica Evelyn Papi Silva
    269-304
  • A retórica da pronunciação na performance instrumental: modelos suplementares para a articulação musical

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188843
    William Teixeira
    305-324
  • Dissonância micrométrica como possibilidade analítica da música dos séculos XX e XXI

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188844
    Leandro Gumboski
    325-342
  • Análise do 4º Movimento de Musica Ricercata de György Ligeti baseada em Teoria da Informação e Particionamento Numérico

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188845
    Adolfo Maia Jr., Igor Leão Maia
    343-368
  • Análise de Atmosphères com recursos simbólicos e computacionais

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188846
    Ivan Simurra, Rodrigo Borges
    369-394
  • Aquecimentos para banda de música: estado da arte

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.182326
    Frances Alexandre Serpa, Raimundo Nonato Cordeiro, Francisco José Costa Holanda
    395-406
  • Musicoterapia no atendimento domiciliar: avaliações para saúde e bem-estar de idosos

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.185765
    Rafaela Santos Soares, Marina Horta Freire
    407-420
  • O Choro no interior de São Paulo: a evolução e importância do Choro Avareense (1951-1990)

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.182857
    Caio Vinícius Zévola Orru
    421-442
  • Estudo de revisão da utilização das Escalas Nordoff Robbins: “Relação Criança-Terapeuta na Experiência Musical Coativa” e “Musicabilidade: Formas de Atividade, Estágios e Qualidades de Engajamento”

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.173943
    Aline Moreira Brandão André, Cristiano Mauro Assis Gomes, Cybelle Maria Veiga Loureiro
    443-466