Os Três Quartetos de Cordas de Alberto Nepomuceno
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v10i0.61759Resumo
Os Quartetos de Cordas de Alberto Nepomuceno foram escritos entre 1889 e 1891 e tiveram como referencial mais direto a música do Romantismo alemão, corrente que significou, em seu contexto, verdadeira alternativa de "modernização" na música brasileira. Trata-se de composições da sua juventude - pertencentes ao período de estudos na Europa - que fizeramparte dos trabalhos exigidos pelos seus professores daquela fase. É justo supor que, ao compor os quartetos, Nepomuceno tenha encontrado no repertório cultivado no Club Beethoven uma de suas grandes motivações, já que o autor fez parte da agremiação carioca, como pianista e professor, de 1885 a 1888. Em determinadas situações, essas mesmas obras evidenciam também a intenção do autor em adaptar elementos da cultura popular nacional ao idioma musical por
ele adotado, reunindo assim as duas temáticas presentes na sua trajetória de compositor: a nacional e a universal.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
1999-12-06
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 1999 Anderson Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Os Três Quartetos de Cordas de Alberto Nepomuceno. (1999). Revista Música, 10, 153-163. https://doi.org/10.11606/rm.v10i0.61759