“Abre a roda minha gente, que o batuque é diferente”: uma análise comparativa da canção “Tiririca” nas versões de Geraldo Filme e Mestre Ananias

Autores

  • Sofia Chiavacci Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v24i2.230629

Palavras-chave:

Samba, Capoeira, São Paulo, Roda, Letra de Música

Resumo

Este artigo pretende realizar uma análise comparativa entre duas versões da canção "Tiririca", composta pelo sambista Geraldo Filme e interpretada por ele mesmo e por Mestre Ananias, mestre de capoeira baiano. Explorando aspectos sonoros, históricos e sociais das duas interpretações, o estudo investiga diferenças nas letras e as contextualiza com a experiência única de cada intérprete. O objetivo é aprofundar-se na forma cantada e estabelecer conexões que iluminem a interseção entre as tradições das rodas de capoeira e de samba em São Paulo.

Downloads

Referências

AZEDO, Luis Carlos. Nas entrelinhas: túmulo do samba. Correio Braziliense, Brasília, 10 dez. 2024. Disponível em: https://blogs.correiobraziliense.com.br/azedo/nas-entrelinhas-tumulo-do-samba/. Acesso em: 11 dez. 2024.

AZEVEDO, Amailton M. A memória musical de Geraldo Filme: os sambas e as micro-áfricas em São Paulo. 243 p. Orientadora: Maria do Rosário da Cunha Peixoto. Tese de doutorado em História na PUC São Paulo. São Paulo, 2006.

AZEVEDO, Rodrigo. Nas entrelinhas: Túmulo do samba. Blog do Azedo, Correio Braziliense, Brasília, 22 jul. 2024. Disponível em: https://blogs.correiobraziliense.com.br/azedo/nas-entrelinhas-tumulo-do-samba/. Acesso em: 20 jul. 2024.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2016]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm.

BÂ, Amadou Hampâté. “Tradição Viva”. In: História geral da África I: metodologia e pré-história da África. São Paulo: Editora Cortez, 1980. p. 166-205.

BARONETTI, Bruno Sanches (org.); CAETANO, Carlos Alberto. O Cardeal do Samba: Memórias do Seu Carlão do Peruche. São Paulo: Liber Ars, 2019.

BRAIA, Ana (org.); SILVA, Alberto Alves. Memórias do Seu Nenê da Vila Matilde. São Paulo: Lemos Editorial, 2000.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012.

CARNEIRO, Edison. Folguedos Tradicionais. 2. ed. Rio de Janeiro: Funarte, 1982. p. 121-125.

CASA MESTRE ANANIAS. No palco de Balbina, Ananias Ferreira e Geraldo Filme em ação. 2009. Disponível em: https://mestreananias.blogspot.com/2009/11/inicio-dos-70-mestre-ananias-e-geraldo.html. Acesso em: 24 out. 2023.

CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA - CESAD. Fonologia da Língua Portuguesa - Aula 2. Aracaju: UFS, 2012. Disponível em: https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/16404110102012Fonologia_da_Lingua_Portuguesa_Aula_2.pdf. Acesso em: 20 jul. 2024.

CUÍCA, Osvaldinho; DOMINGUES, André. Batuqueiros da Paulicéia: enredo do samba de São Paulo. São Paulo: Editora Barcarolla, 2009.

EL LITORAL. Mi nombre es Sapucai. El Litoral, Corrientes, 16 mar. 2008. Disponível em: https://www.ellitoral.com.ar/corrientes/2008-3-16-21-0-0-mi-nombre-es-sapucai. Acesso em: 20 jul. 2024.

LOPES, Nei. Novo dicionário banto do Brasil. Rio de Janeiro: Editora Pallas, 2012.

MARCHEZIN, Lucas Tadeu. Um samba nas quebradas do mundaréu: a história do samba paulistano na voz de Geraldo Filme, Zeca da Casa Verde, Toniquinho Batuqueiro e Plínio Marcos. Pós-graduação em Filosofia (Dissertação de Mestrado). Universidade de São Paulo, 2016.

MORAES, José Geraldo Vinci de. Rádio e Música Popular: A Trajetória da Música na Rádio Nacional. Revista de História, v. 140, 1999. Disponível em: https://www.memoriadamusica.com.br/site/images/stories/textos/radio.pdf. Acesso em: 18 jul. 2024.

PEQUENO, Saulo; BARROS, Daniela; PENDERIVA, Patrícia. “Criação e autoria nas culturas tradicionais desde a Teoria Histórico-Cultural”. Fractal: Revista de Psicologia, v. 31, n. esp., p. 208-213, set. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/fractal/a/jYZxbPSHydxBTHT4bHKxchv/. Acesso em: 15 jul. 2024.

RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Pallas, 2019.

SANTOS, André A. de Oliveira. “O ‘batuque dos engraxates’ e o jogo da ‘tiririca’: duas culturas de rua paulistanas”. XXVII Simpósio Nacional de História: Conhecimento histórico e diálogo social. Natal-RN, 22 a 26 jul. 2013.

SANTOS, André Augusto de Oliveira. 'Vai graxa ou samba, senhor?': a música dos engraxantes paulistanos entre 1920 e 1950. 2015. Dissertação (Mestrado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Acesso em: 18 jul. 2024.

SANTOS, André Augusto de Oliveira. "Nóis cantemos assim": música, rádio e samba em São Paulo na primeira metade do século XX. 2023. Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Acesso em: 18 jul. 2024.

SILVA, João Máximo. Alimentação e transformações urbanas em São Paulo no século XIX. Almanack. Guarulhos, n. 07, p. 81-94, 1º sem. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/alm/a/sLcjbghLLtMQxN8SmxXTJcP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 jul. 2024.

SILVA, José Carlos Gomes. O Sub Urbano e a outra face da cidade: Negros em São Paulo 1900-1930 - Cotidiano, lazer e cidadania. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1990.

Referências Discográficas:

CASA MESTRE ANANIAS. Tiririca. 2003. Vídeo online. Praticando capoeira, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fTP0wTLzhh8. Acesso em: 11 dez. 2024.

CASA MESTRE ANANIAS. Casa Mestre Ananias ao vivo. Video online. I Love Capoeira, 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pVoBA6xcS4Y. Acesso em 11 de dez. de 2024.

FILME, Geraldo. A Música brasileira deste século por seus autores e intérpretes - Geraldo Filme. São Paulo: SESC São Paulo, 2000. Disponível em: https://discografia.discosdobrasil.com.br/discos/a-musica-brasileira-deste-seculo-por-seus-autores-e-interpretes-geraldo-filme. Acesso em: 11 de dez. 2023.

FILME, Geraldo. Geraldo Filme. São Paulo: Eldorado, 1980. Disponível em: https://immub.org/album/geraldo-filme. Acesso em: 11 de dez. 2024.

MARCOS, Plínio; FILME, Geraldo; CASA VERDE, Zeca; BATUQUEIRO, Toniquinho. Plínio Marcos em prosa de samba - Nas quebradas do mundaréu. São Paulo: Chanceler, 1974. Disponível em: https://immub.org/album/plinio-marcos-em-prosa-e-samba-nas-quebradas-do-mundareu-geraldo-filme-zeca-da-casa-verde-e-toniquinho-batuqueiro. Acesso em: 15 jul. 2024.

MESTRE ANANIAS. Mestre Ananias e o grupo Garoa do Recôncavo- Volume 2. Video online. I Love capoeira, 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SIocZPvLm0s&t=492s. Acesso em 11 de dez de 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Abre a roda minha gente, que o batuque é diferente”: uma análise comparativa da canção “Tiririca” nas versões de Geraldo Filme e Mestre Ananias. (2024). Revista Música, 24(2), 35-77. https://doi.org/10.11606/rm.v24i2.230629