O Maestro Duda e sua relação com a música tradicional maranhense
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v24i2.230494Palavras-chave:
Maestro Duda, Música Maranhense, Suite Monette, Bumba meu boiResumo
No presente trabalho é demonstrada e realizada uma reflexão acerca do contato do Maestro Duda com a música tradicional maranhense, que ocorreu, primeiramente, nos anos de 1993 e 1994 em São Luís do Maranhão. Para esse fim, buscou-se compreender em que contexto a Suíte Monette (1994) foi escrita, uma vez que a referida obra pôde ser identificada como a primeira composição brasileira para metais escrita com elementos oriundos da música tradicional maranhense. Buscou-se ainda relacionar o quarto movimento da Suíte Monette, o Boi Bumbá, com o Bumba meu Boi praticado no Maranhão, através da identificação dos elementos rítmicos contidos no movimento em questão. Por fim, demonstrou-se outros trabalhos artísticos realizados pelo Maestro Duda como regente, orquestrador e instrumentista em São Luís do Maranhão entre os anos de 1996 e 1998.
Downloads
Referências
ABRÂO, Felipe Calil. O Bumba meu boi do século XIX: fontes hemerográficas, literárias e oficiais. Goiânia: Editora Alta Performance, 2023. 188 p.
FARIAS, Ranilson Bezerra de. Maestro Duda: a vida e a obra de um compositor da terra do frevo. 2002. 181 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Música, Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.
BREVIG, Per. Disponível em: https://www.juilliard.edu/music/faculty/brevig Acesso em 01/10/2024.
BICUDO, Fernando. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6-RK7WA1DF0. Acesso em 19/09/2024.
CARVALHO, Maria Michol Pinto de. Cultura Popular. In: LUIZ PHELIPE DE CARVALHO CASTRO ANDRÉS (Maranhão). Amarte (org.). Perfil Cultural e Artístico do Maranhão. São Luís: Amarte, 2006. Cap. 4, p. 121.
COMPANHIA BARRICA. Disponível em: http://www.ciabarrica.com.br/ciabarrica/. Acesso em 13/07/2024.
FERREIRA, Ana Neuza Araújo. A Escola Lilah Lisboa de Araújo: o ensino de música no Nordeste e no Maranhão. São Luís: Edufma, 2017. 208 p.
FERRO, Ítalo Rômulo de Holanda. Uma história da Associação Brasileira de trompetistas a partir do memorial dos seus encontros. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021.
FLORÊNCIO, Dilson. Disponível em: https://www.ccta.ufpb.br/demus/contents/docentes-paginas/dilson-florencio Acesso em 01/10/2024
JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/6/29/ilustrada/29.html. Acesso em 09/07/2024.
GONÇALVES, Ivan Veras; DANTAS FILHO, Alberto Pedrosa. A Experiência Laborarte (1972-1980): a importância dos seus experimentalismos musicais e sua possível utilização em sala de aula. 2017. 36 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Artes, Centro de Ciências Humanas, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2017.
LEITÃO, Rogério Ribeiro das Chagas. Batucada Maranhense: análise rítmica dos ciclos culturais - a visão de um baterista. São Luís: S.N., 2013. 142 p.
MONETTE, David. Disponível em: https://www.monette.net Acesso em 01/10/2024.
PADILHA, Antônio Francisco de Sales. A construção ilusória: ressignificação e recontextualização do Bumba meu boi do Maranhão a partir da música. São Luís: EDUFMA, 2019. 243 p.
SANTOS, Idelette Muzart Fonseca dos. Em Demanda da Poética Popular: Ariano Suassuna e o Movimento Armorial. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2009. 383 p.
SANTOS, Ricarte Almeida. Música Popular Maranhense e a questão da identidade cultural regional. 2012. 157 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Cultura e Sociedade, Centro de Ciências Humanas, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.
SCHLUETER, Charles. Disponível em: https://www.charlesschlueter.com. Acesso em 01/10/2024.
SEXTETO BRASS’IL. Disponível: http://plone.ufpb.br/nucleodemusica/contents/nucleos/quinteto_brasil. Acesso em 01/10/2024.
SILVA, José Urcisino da. Disponível em: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2024/07/05/patrimonio-vivo-de-pernambuco-maestro-duda-recebe-titulo-de-doutor-honoris-causa-da-ufpe.ghtml. Acesso em 18/09/2024.
SILVA, Bruno Eduardo Gomes da. Os Encontros de Metais no Maranhão: influenciadores na arte de tocar metais no Maranhão e suas consequências. 2022. 76 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Música, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
TEATRO ARTHUR AZEVEDO. Disponível em: http://casas.cultura.ma.gov.br/taa/index.php?page=historia. Acesso em 09/07/2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Daniel Moraes Cavalcante, Paulo Adriano Ronqui

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).