O Maestro Duda e sua relação com a música tradicional maranhense

Autores

  • Daniel Moraes Cavalcante Universidade Estadual de Campinas
  • Paulo Adriano Ronqui Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes.

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v24i2.230494

Palavras-chave:

Maestro Duda, Música Maranhense, Suite Monette, Bumba meu boi

Resumo

No presente trabalho é demonstrada e realizada uma reflexão acerca do contato do Maestro Duda com a música tradicional maranhense, que ocorreu, primeiramente, nos anos de 1993 e 1994 em São Luís do Maranhão. Para esse fim, buscou-se compreender em que contexto a Suíte Monette (1994) foi escrita, uma vez que a referida obra pôde ser identificada como a primeira composição brasileira para metais escrita com elementos oriundos da música tradicional maranhense. Buscou-se ainda relacionar o quarto movimento da Suíte Monette, o Boi Bumbá, com o Bumba meu Boi praticado no Maranhão, através da identificação dos elementos rítmicos contidos no movimento em questão. Por fim, demonstrou-se outros trabalhos artísticos realizados pelo Maestro Duda como regente, orquestrador e instrumentista em São Luís do Maranhão entre os anos de 1996 e 1998.

Downloads

Biografia do Autor

  • Daniel Moraes Cavalcante, Universidade Estadual de Campinas

    Doutorando em Música/Performance (Trompete) na Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP. Mestre em Música/Performance (Trompete) pela Universidade de Aveiro - Portugal (2016). Possui graduação em Música/Performance (Trompete) pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Atualmente é professor de trompete e percepção musical da Escola de Música do Estado do Maranhão. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em performance musical. É membro fundador do Marabrass - Quinteto de metais do Maranhão.

  • Paulo Adriano Ronqui, Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes.

    Livre-docente em Práticas Interpretativas (2021) e Doutor em Música (2010) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), possui Mestrado em Música (2002) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e Graduação em Música (1998) pela Unicamp. Desde 2011 é Professor de Trompete, Música de Câmara e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da Unicamp. Membro da International Trumpet Guild e Sócio Fundador da Associação Brasileira de Trompetistas, é fundador e líder do Grupo de Pesquisa Metallumfonia (CNPQ), tem experiência na área de Artes com ênfase em Instrumentação Musical Solo, Orquestral e Música de Câmara em instrumentos de metal.De julho de 2019 até julho de 2023 foi Diretor do Instituto de Artes da Unicamp e entre os anos de 2015 e 2019 atuou como Coordenador e Coordenador Associado do Curso de Bacharelado em Música e do Curso de Licenciatura em Artes: Música, do Departamento de Música da Unicamp. Foi professor de Trompete e Música de Câmara da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do Conservatório de Tatuí e da Universidade do Sagrado Coração de Jesus (USC). Durante os anos de 1998 à 2012 foi membro efetivo da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, atuando como Solista Especial - Trompete.

Referências

ABRÂO, Felipe Calil. O Bumba meu boi do século XIX: fontes hemerográficas, literárias e oficiais. Goiânia: Editora Alta Performance, 2023. 188 p.

FARIAS, Ranilson Bezerra de. Maestro Duda: a vida e a obra de um compositor da terra do frevo. 2002. 181 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Música, Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

BREVIG, Per. Disponível em: https://www.juilliard.edu/music/faculty/brevig Acesso em 01/10/2024.

BICUDO, Fernando. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6-RK7WA1DF0. Acesso em 19/09/2024.

CARVALHO, Maria Michol Pinto de. Cultura Popular. In: LUIZ PHELIPE DE CARVALHO CASTRO ANDRÉS (Maranhão). Amarte (org.). Perfil Cultural e Artístico do Maranhão. São Luís: Amarte, 2006. Cap. 4, p. 121.

COMPANHIA BARRICA. Disponível em: http://www.ciabarrica.com.br/ciabarrica/. Acesso em 13/07/2024.

FERREIRA, Ana Neuza Araújo. A Escola Lilah Lisboa de Araújo: o ensino de música no Nordeste e no Maranhão. São Luís: Edufma, 2017. 208 p.

FERRO, Ítalo Rômulo de Holanda. Uma história da Associação Brasileira de trompetistas a partir do memorial dos seus encontros. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021.

FLORÊNCIO, Dilson. Disponível em: https://www.ccta.ufpb.br/demus/contents/docentes-paginas/dilson-florencio Acesso em 01/10/2024

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/6/29/ilustrada/29.html. Acesso em 09/07/2024.

GONÇALVES, Ivan Veras; DANTAS FILHO, Alberto Pedrosa. A Experiência Laborarte (1972-1980): a importância dos seus experimentalismos musicais e sua possível utilização em sala de aula. 2017. 36 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Artes, Centro de Ciências Humanas, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2017.

LEITÃO, Rogério Ribeiro das Chagas. Batucada Maranhense: análise rítmica dos ciclos culturais - a visão de um baterista. São Luís: S.N., 2013. 142 p.

MONETTE, David. Disponível em: https://www.monette.net Acesso em 01/10/2024.

PADILHA, Antônio Francisco de Sales. A construção ilusória: ressignificação e recontextualização do Bumba meu boi do Maranhão a partir da música. São Luís: EDUFMA, 2019. 243 p.

SANTOS, Idelette Muzart Fonseca dos. Em Demanda da Poética Popular: Ariano Suassuna e o Movimento Armorial. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2009. 383 p.

SANTOS, Ricarte Almeida. Música Popular Maranhense e a questão da identidade cultural regional. 2012. 157 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Cultura e Sociedade, Centro de Ciências Humanas, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.

SCHLUETER, Charles. Disponível em: https://www.charlesschlueter.com. Acesso em 01/10/2024.

SEXTETO BRASS’IL. Disponível: http://plone.ufpb.br/nucleodemusica/contents/nucleos/quinteto_brasil. Acesso em 01/10/2024.

SILVA, José Urcisino da. Disponível em: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2024/07/05/patrimonio-vivo-de-pernambuco-maestro-duda-recebe-titulo-de-doutor-honoris-causa-da-ufpe.ghtml. Acesso em 18/09/2024.

SILVA, Bruno Eduardo Gomes da. Os Encontros de Metais no Maranhão: influenciadores na arte de tocar metais no Maranhão e suas consequências. 2022. 76 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Música, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.

TEATRO ARTHUR AZEVEDO. Disponível em: http://casas.cultura.ma.gov.br/taa/index.php?page=historia. Acesso em 09/07/2024.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O Maestro Duda e sua relação com a música tradicional maranhense. (2024). Revista Música, 24(2), 79-103. https://doi.org/10.11606/rm.v24i2.230494