BWV 245 – Johannes-Passion: musicando a Paixão de Cristo
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v24i2.227836Palavras-chave:
Johannes-Passion , Johann Sebastian Bach , Música barroca , Música sacra , TeologiaResumo
Este artigo se concentra no oratório sacro Johannes-Passion, BWV 245, para explorar como a música barroca, especialmente nas Paixões de Johann Sebastian Bach, visa evocar emoções coletivas. O estudo destaca o uso da retórica musical por Bach para expressar os afetos na poesia teológica, especificamente a Doutrina dos Afetos. Analisamos como Bach conecta elementos musicais a estados emocionais específicos, buscando compreender sua abordagem estilística pedagógica na transmissão da fé ao integrar música, texto bíblico e poesia espiritual. Esta perspectiva destaca a habilidade singular deste compositor barroco em transitar entre as dimensões do texto sagrado e a expressão dramática e emocional na música.
Downloads
Referências
BACH, Johann Sebastian. Johannes-Passion, BWV245. Herausgabe von Arthur Mendel. VEB Deutcher Verlag für Musik Leipzig, 1975. Disponível em: <http://imslp.eu/files/imglnks/euimg/5/5b/IMSLP105295-PMLP03317-Bach_Johannes_PassionBarenreiter_600dpii.pdf>. Acesso em: 10 mai. 2024.
BARTEL, Dietrich. Musica Poetica: musical rhetorical figures in German Baroque music. Nebraska: University of Nebraska Press, 1997.
CAZNOK, Yara Borges. Música: entre o audível e o visível. São Paulo: Unesp, 2003.
DÜRR, Alfred. As cantatas de Bach. Bauru: Edusc, 2014.
DÜRR, Alfred. Die Johannes-Passion von Johann Sebastian Bach: Entstehung, Überlieferung, Werkeinführung. 6. Auflage. Bärenreiter: Kassel, 2011.
GASSMANN, Michael. Die Fassungen der Johanes-Passion – Musikalische Konsequenzen. In: GASSMANN, Michael (Ed.). Bachs Johannes Passion: Poetische, Musikalische, Theologische Komzept. Bärenreiter: Stuttgart, 2012. p. 42-62.
HARNONCOURT, Nikolaus. O diálogo musical: Monteverdi, Bach e Mozart. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
JUSTI, Katia Regina Kato. A Missa em si menor de Johann Sebastian Bach: a poética e o trágico. Tese (Doutorado) São Paulo: Campinas, 2013, p. 221. Disponível em: <https://philarchive.org/archive/JUSAME-2>. Acesso em: 28 mai. 2024. p. 105.
KREMER, Joachim. Nähe und Distanz – Bachs Johannes-Passion und die Theatralik des Frühen Oratoriums. In: GASSMANN, Michael (Ed.). Bachs Johannes Passion: Poetische, Musikalische, Theologische Komzept. Bärenreiter: Stuttgart, 2012. p. 9-41.
MATTHESON, Johann. Der vollkommene Capellmeister: Studienausgabe im Neusatz des Textes und der Noten. 4. auflage. Kassel: Bärenreiter, 2017 [1739]. I, 3, 56-59, p. 67.
MIURA, Enrique Martínez. Bach: obra completa comentada. Barcelona: Ediciones Península, 1997. p. 26.
ROHDEN, Luiz. O poder da linguagem: a arte retórica de Aristóteles. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1997.
RUEB, Franz. 48 variações sobre Bach. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
SADIE, Stanley. Dicionário Grove de música: edição concisa. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 1994.
SALTARELLI, Thiago César Viana Lopes. A Paixão segundo São João: uma retórica intermidiática. Minas Gerais: Aletria: Revista de Estudos de Literatura, jul.- dez., p. 334-346, 2006.
SANTORO, Fernando. Arte no pensamento do Aristóteles. In: PESSOA, Fernando (Org.). Arte no Pensamento. 1ed. Vitória: Museu Vale do Rio Doce, 2006. p. 72-88.
WALTER, Meinrad. Johann Sebastian Bach – Johannespassion: Eine musikalisch-theologische Einführung. Stuttgart: Carus, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Odilon Duffeck, Marcelo Ramos Saldanha, Fernando Batista de Campos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).