Entre o samba e o pensamento feminista negro: práticas de autodefinição em canções sobre o amor
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v24i1.225767Palavras-chave:
Raça, Gênero, Epistemologias afrodiaspóricasResumo
Este artigo aborda as práticas de autodefinição em canções de samba compostas e cantadas por mulheres negras, a partir das obras de Dona Ivone Lara e de Leci Brandão sobre relações afetivo-sexuais. Fundamentada pelo pensamento feminista negro e por epistemologias afrodiaspóricas, a análise realiza um espelhamento entre as formas de construção da sujeita eu lírica presentes nas letras das canções e um panorama de experiências compartilhadas por mulheres negras no campo afetivo-sexual, marcadas pelo entrecruzamento das opressões de raça, gênero e classe. Por meio da interação entre essas duas dimensões, sistematizo as contribuições das obras poético-musicais de Dona Ivone Lara e de Leci Brandão para o acervo do pensamento feminista negro brasileiro, evidenciando os pontos de convergência e particularidades de cada uma em suas práticas de autodefinição, de afirmação feminina negra e de restituição de humanidade para mulheres negras.
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