Nacht, do Pierrot Lunaire de Schoenberg: perspectiva das relações texto-música segundo a Teoria da Canção de Câmara e seus desdobramentos

Autores

  • Achille Picchi Universidade Estadual Paulista - UNESP. Instituto de Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v21i2.192921

Palavras-chave:

Pierrot Lunaire, Arnold Schoenberg (1874-1951), Nacht, Texto-música

Resumo

O ciclo de melodramas Pierrot Lunaire op.21 foi escrito e estreado em 1912 e é uma das obras capitais da produção de  Schoenberg assim como uma das principais obras de música vocal do século XX. Nesta artigo examinamos Nacht, o oitavo melodrama, primeiro da segunda parte, nas relações texto-música como um fator de influência na percepção e performance da obra. E também das relações numéricas que eram tão caras ao compositor.

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Biografia do Autor

  • Achille Picchi, Universidade Estadual Paulista - UNESP. Instituto de Artes

    Pianista, compositor, professor, pesquisador. Pianista solista e camerista de carreira internacional premiado no Brasil e no exterior. Compositor com obras em praticamente todos os gêneros musicais, com premiações e estreias no Brasil e no exterior. Mestrado e Doutorado em Música, com pesquisa relevante especialmente nos estudos de voz e canção de câmera, autor de vários artigos científicos e de divulgação, além de dois livros. Professor de Graduação e Pós-Graduação no Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Referências

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

Nacht, do Pierrot Lunaire de Schoenberg: perspectiva das relações texto-música segundo a Teoria da Canção de Câmara e seus desdobramentos. (2021). Revista Música, 21(2), 333-346. https://doi.org/10.11606/rm.v21i2.192921