Meus “encontros” com Arnold Schoenberg: ideia ou representação?
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v21i2.192556Palavras-chave:
Schoenberg, Sinfonia de Câmara op. 9, Moisés e Arão, Dodecafonismo, Estilo e ideiaResumo
Relato e reflexão de meus “encontros” com Schoenberg: suas obras didáticas, composições e concepções estéticas.
Downloads
Referências
CAMUS, Albert. L’homme revolte. Paris: Gallimard, 1951.
HAHL-KOCH, Jelena. Schoenberg-Kandinsky: letters, pictures and documents. Boston: Faber and Faber, 1984.
REICH, Willi. Schoenberg – a critical biography. New York: Da Capo Press, 1971.
SCHOENBERG, Arnold. Tratado de harmonia. Trad. R. Barce. Madrid: Real Musical, 1974.
SCHOENBERG, Arnold. Style and idea – selected writings, Berkeley and Los Angeles: University of California Press, 1984.
SEINCMAN, Eduardo. Tempo histórico, tempo mítico: som e silêncio em Mozart e Schoenberg. In: Revista USP, marco/abril/maio, 2009. Tempo II, p. 106-127.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Eduardo Seincman
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).