Reprodução musical: um diálogo sobre interpretação musical em Schönberg, Kolisch e Adorno
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v21i2.192549Palavras-chave:
Schönberg, Kolisch, Adorno, Interpretação musical, Reprodução musical, Reprodutibilidade técnicaResumo
Neste artigo propomos um diálogo entre as teorias de interpretação musical de Arnold Schönberg, Theodor Adorno e Rudolf Kolisch. Nos ensaios de Schönberg, temos os esboços de uma teoria que nunca se completou, assim como nos trabalhos sobre este tema dos outros dois autores aqui mencionados. Assim, o presente trabalho se organiza em três grandes partes: 1) a delimitação histórica do termo reprodução musical; 2) a relação entre o intérprete e a obra, abordando as questões de objetividade e subjetividade; e 3) a perspectiva de uma resolução interpretativa definitiva da obra em questão: a reprodução verdadeira e a morte da obra.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Correspondência 1928-1940, Adorno – Benjamin. Trad. José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Ed. Unesp, 2012.
ADORNO, Theodor W. Quasi una fantasia. Trad. Eduardo Socha. São Paulo: Ed. Unesp, 2018.
ADORNO, Theodor W. Sem diretriz - Parva aesthetica. Trad. Luciano Gatti. São Paulo: Ed. Unesp, 2021.
ADORNO, Theodor W. Towards a Theory of Music Reproduction. Trad. Wieland Hoban. Cambridge: Polity, 2006.
ARAÚJO, Bráulio Santos Rabelo de. O conceito de aura, de Walter Benjamin, e a Indústria Cultural. Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, v.1, n.28, p. 120-143, 2010.
BENJAMIN, Walter. Escritos sobre Mito e Linguagem. Trad. Susana Kampff Lages e Ernani Chaves. São Paulo: Editora 34, 2011.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sergio Paulo Rouanet; Prefácio: Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, 2012.
KOLISCH, Rudolf. How to Rehearse and Play Chamber Music (1940). MusikTheorie: Zeitschrift für Musikwissenschaft, v. 24, n. 3, p. 207-209, 2009.
KOLISCH, Rudolf. The Realization of Musical Meaning (1939). MusikTheorie: Zeitschrift für Musikwissenschaft, v. 24, n. 3, p. 201-207, 2009.
KUEHN, Frank Michael Carlos. A teoria da Reprodução Musical de Theodor Adorno e o legado da tradição vienense: uma introdução. Tese (Doutorado em Música) - Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
MARTINSON, Mattias. Music as Secularized Prayer. On Adornos Benjaminian Understanding. Comparative and Continental Philosophy, v. 10, n. 3, p. 205–220, 2018.
SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da Composição Musical. Trad. Eduardo Seincman. São Paulo: EDUSP, 1996.
SCHOENBERG, Arnold. Style and Idea. Los Angeles: University of California Press, 1984.
TRIPPETT, David. The Composer´s Rainbow: Rudolf Kolisch and the Limits of Rationalization. MusikTheorie: Zeitschrift für Musikwissenschaft, v. 24, n. 3, p. 228-237, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Vinícius Benalia Penteado, Mario Videira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Dados de financiamento
-
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Números do Financiamento 2020/15183-7