Arnold Schoenberg e o conflito entre o materialismo científico e a renovação espiritual
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v21i2.192517Palavras-chave:
Arnold Schoenberg (1874-1951), Materialismo científico, Espiritualidade, Dodecafonismo, A priori impuroResumo
A historiografia do pós-guerra minimizou a dimensão espiritual dos artistas modernistas a fim de apresentar seu trabalho de forma mais favorável em uma cultura ofuscada pelo materialismo científico. Partindo de fontes diversas, este trabalho reconstrói uma interpretação do contexto com o qual Schoenberg, como artista individual, teve que se confrontar. A primeira seção estabelece o cenário para a compreensão da luta entre o materialismo científico e os movimentos de renovação espiritual. A segunda seção trata diretamente do caso de Schoenberg e aborda não apenas as críticas dirigidas contra sua música, mas também tenta esclarecer sua problemática relação com Adorno e Thomas Mann. A seção final argumenta que, embora a percepção pública de Schoenberg seja fortemente técnica, como compositor ele perseguia objetivos que só podem fazer sentido se formos sensíveis ao seu contexto religioso e espiritual.
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