A Forma da Noite: uma proposta de análise formal da Noite Transfigurada
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v21i2.190211Palavras-chave:
Noite transfigurada, Schoenberg, Análise musical, Forma musical, HarmoniaResumo
Este artigo investiga a relação entre as resultantes harmônicas e a estruturação formal da Noite Transfigurada, composta por Arnold Schoenberg em 1899. Inicialmente é feito um exame crítico de algumas propostas de segmentação formal da peça a partir dos trabalhos de autores como Swift (1977), Pfannkuch (1963), Frisch (1993) e Wellesz (1968). Posteriormente, o artigo apresenta uma análise formal construída a partir do detalhamento da estruturação harmônica em relação aos materiais temáticos da peça. A análise evidenciou o papel relevante da harmonia na estruturação da peça, além de sua inadequação a modelos formais apriorísticos. Em outras palavras, a análise revelou a existência de um projeto harmônico em que ainda é possível perceber a existência dos mecanismos fundamentais do tonalismo, responsáveis pelo aumento da redundância das relações internas colocadas pela obra nos planos micro e macro estruturais.
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