Ser ou não ser armorial: uma enquete virtual
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v21i2.189598Palavras-chave:
Música, Música armorial, Etnomusicologia, Musicologia, Cultura popularResumo
O Movimento Armorial foi estreiado em 18 de outubro de 1970. Ele tinha como objetivo criar uma arte “erudita” autenticamente brasileira, baseada no Barroco Ibérico e nas culturas populares do interior do Nordeste do Brasil. Foi liderado por Ariano Suassuna e composto por artistas e intelectuais do Nordeste. Após mais de 50 anos, seus ecos continuam aparecendo de várias formas nas cenas culturais, intelectuais e artísticas do país. E a música tem sido uma das expressões que mais se destaca. Entre 2015.2 e 2017.1 fiz uma pesquisa, com o objetivo de estudar e analisar as influências e repercussão do armorial na música “pernambucana” atual. Dentre os procedimentos metodológicos, realizei um questionário com ouvintes/receptores, para entender melhor a abrangência da música armorial e seus ecos. O objetivo desse trabalho é disponibilizar esse material dos/as ouvintes, para que estudiosos/as e pesquisadores/as possam utilizá-lo, pois no processo criativo o receptor é de fundamental importância.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi/Zygmunt Bauman, Tradução Carlos Alberto Medeiros. 5. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
MERRIAM, Alan. The anthropology of music. Illinois: Northwestern University Press, 1964.
MORAES, Maria. Emblemas da Sagração Armorial: Ariano Suassuna e o Movimento Armorial 1970/76. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2000.
MORENO, Jean. Revisiting the concept of national identity In: RODRIGUES, Cristina Carneiro; DE LUCA, Tania Regina; GUIMARÃES, Valéria (orgs.). Brazilian identities: compositions and recompositions. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015.
NATTIEZ, Jean. O modelo tripartite de semiologia musical: o exemplo de La Cathédrale Engloutie, de Debussy. Texto da conferência de Introdução à semiologia musical lida pela primeira vez no II Encontro da ANPPOM. Debates 6, Porto Alegre, p. 7-39, 1987.
NÓBREGA, Ariana. A música no Movimento Armorial. Dissertação de mestrado em Música. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.
OUVINTE 1. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 24, ago. 2016.
OUVINTE 2. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, out. 2016.
OUVINTE 3. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, out. 2016.
OUVINTE 4. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, out. 2016.
OUVINTE 5. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, out. 2016.
OUVINTE 6. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, out. 2016.
OUVINTE 7. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, out. 2016.
OUVINTE 8. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, out. 2016.
OUVINTE 9. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, out. 2016.
OUVINTE 10. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 5, out. 2016.
OUVINTE 11. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 5, out. 2016.
OUVINTE 12. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 5, out. 2016.
OUVINTE 13. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 5, out. 2016.
OUVINTE 14. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 5, out. 2016.
OUVINTE 15. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 5, out. 2016.
OUVINTE 16. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 5, out. 2016.
OUVINTE 18. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 6, out. 2016.
OUVINTE 19. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 6, out. 2016.
OUVINTE 20. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 6, out. 2016
OUVINTE 21. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 6, out. 2016.
OUVINTE 22. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 8, out. 2016.
OUVINTE 23. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 8, out. 2016.
OUVINTE 24. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 9, out. 2016.
OUVINTE 25. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 9, out. 2016.
OUVINTE 26. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 12, out. 2016.
OUVINTE 27. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 12, out. 2016.
OUVINTE 28. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 12, out. 2016.
OUVINTE 29. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 24, out. 2016.
OUVINTE 30. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 24, out. 2016.
OUVINTE 31. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 24, out. 2016.
OUVINTE 32. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 24, out. 2016.
OUVINTE 33. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 24, out. 2016.
OUVINTE 34. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 24, out. 2016.
OUVINTE 35. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 24, out. 2016.
OUVINTE 36. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 24, out. 2016.
OUVINTE 37. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 38. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 39. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 40. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 41. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 42. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 43. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 44. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 45. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 46. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 47. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 48. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 49. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 50. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 51. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 52. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 53. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 55. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 56. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 57. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 58. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 59. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 60. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 61. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 31, out. 2016.
OUVINTE 62. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 31, out. 2016.
OUVINTE 63. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 31, out. 2016.
OUVINTE 64. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, nov. 2016.
OUVINTE 65. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, nov. 2016.
OUVINTE 66. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, nov. 2016.
OUVINTE 67. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, nov. 2016.
OUVINTE 68. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, nov. 2016.
OUVINTE 69. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, nov. 2016.
OUVINTE 70. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, nov. 2016.
OUVINTE 71. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, nov. 2016.
OUVINTE 72. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, nov. 2016.
OUVINTE 73. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, nov. 2016.
OUVINTE 74. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, nov. 2016.
OUVINTE 75. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, nov. 2016.
OUVINTE 76. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, nov. 2016.
OUVINTE 77. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, nov. 2016.
OUVINTE 78. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, nov. 2016.
OUVINTE 80. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 9, nov. 2016.
OUVINTE 81. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 9, nov. 2016.
OUVINTE 82. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 9, nov. 2016.
OUVINTE 83. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 9, nov. 2016.
OUVINTE 84. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 9, nov. 2016.
OUVINTE 85. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 9, nov. 2016.
OUVINTE 86. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 9, nov. 2016.
OUVINTE 87. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 9, nov. 2016.
OUVINTE 88. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 10, nov. 2016.
OUVINTE 89. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 10, nov. 2016.
OUVINTE 90. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 10, nov. 2016.
PINTO, Tiago. Som e música: questões de uma antropologia sonora. Revista de Antropologia, v. 44, n. 1. p. 221-286, 2001.
ULHÔA, Martha. Phillip Tagg entrevistado por Martha Ulhôa. Cadernos do Colóquio, p. 81-97, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marília Santos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).