O palhaço Gadanho é nossa próxima atração: vem pro circo e para o choro com o “ás do violão”!
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v21i2.189049Palavras-chave:
Circo no Brasil, Música nos circos, Palhaços músicos, Choros pioneiros para violão, Palhaço GadanhoResumo
Francisco Rosa Gadanho é mais um dentre as centenas de personagens pioneiros do violão brasileiro sobre o qual pouco se sabe. De sua eventual produção para o instrumento, a obra que ineditamente apresentamos neste artigo – o choro Caranguejo – é a primeira de que se tem notícia e, para além dela, são parcas as informações concretas sobre a sua biografia na literatura disponível. No caso do Palhaço Gadanho, seu nome artístico, esta lacuna parece significativa por se tratar de um dentre os mais afamados cômicos que, desde meados do século XIX, aproximaram os universos do circo e do violão no Brasil, um tema ainda infimamente estudado, mas cujo impacto parece ter sido decisivo para a disseminação do instrumento e de suas práticas a partir dos anos oitocentos. Além de apresentar e tecer uma breve genealogia do manuscrito e das fontes (sobretudo hemerográficas) encontradas, o artigo objetiva, em diálogo com parte da bibliografia de referência relacionada aos estudos circenses e suas intersecções com a música (SILVA, 2007; 2003; 1996; TINHORÃO, 2005, 2001; 1998; DAMASCENO, 1956), não somente levantar e analisar os traços biográficos disponíveis sobre Gadanho e conectar o personagem aos contextos e circuitos de atuação (por exemplo, os circos nos quais atuou e os palhaços com os quais conviveu, como Benjamim de Oliveira e Eduardo das Neves), mas também por em pauta alguns dos aspectos que tornaram o circo um espaço tão importante no percurso histórico do violão no país, com reverberações na constituição, recriação e/ou disseminação de seu repertório como acompanhante ou mesmo solista.
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