A Sociedade Sinfônica Campineira e seu público: aproximações com Pierre Bourdieu
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v21i2.188123Palavras-chave:
Sociedade sinfônica, Música sinfônica, Sociedade, Cultura musicalResumo
A Sociedade Sinfônica Campineira, fundada em 1929, teve um importante impacto sobre o cenário musical da cidade de Campinas, e com seus concertos envolveu um público específico em torno da música sinfônica. As relações ali presentes entre os ouvintes e a música articulam questões sobre arte e sociedade, e suscitam reflexões para as quais muito contribuem alguns dos principais conceitos sociológicos de Pierre Bourdieu. A identificação das características dessas relações é facilitada pelos textos publicados no jornal local, que como crítica musical expressavam ideias sobre a música, modos de apreciá-la, e atribuíam um papel à orquestra no quadro cultural e histórico da cidade, além de estabelecer uma representação coletiva da música de concerto.
Downloads
Referências
ANÔNIMO. Crônica artística. Correio Popular. Campinas, 25 de fev. 1930.
ANÔNIMO. Crônica artística. Correio Popular. Campinas, 2 de mar. 1930.
ANÔNIMO. Crônica artística. Correio Popular. Campinas, 14 de dez. 1932.
BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007.
HEINICH, Natalie. A sociologia da arte. Bauru, SP: Edusc, 2008.
HENNION, Antonie. “Pragmática do gosto”. In: Desigualdade & Diversidade – Revista de Ciências Sociais da PUC-Rio, nº 8, jan-jul, pp. 253-277, 2011.
LAPA, José do A. A cidade: os cantos e os antros. Campinas, SP: Unicamp, 2008.
MONTEIRO, Didier. Crônica artística. Correio Popular. Campinas, 27 de fev. 1930.
MONTEIRO, Maurício. A construção do gosto: música e sociedade na Corte do Rio de Janeiro – 1808-1821. São Paulo: Ateliê Editorial, 2008.
ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983.
PEREIRA, Avelino R. Música, sociedade e política: Alberto Nepomuceno e a República Musical. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007.
“T.” Crônica artística. Correio Popular. Campinas, 25 de set. 1931.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Mariana de Oliveira Candido, Lenita Waldige Mendes Nogueira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).