Perspectivas sobre o cinema amador de ficção no Brasil: o caso das “bordas”

Autores

  • Laura Loguercio Cánepa Universidade Anhembi Morumbi
  • Alfredo Suppia Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-4077.v2i4p76-91

Palavras-chave:

Cinema brasileiro, Cinema Amador, Ficção, Cinema de bordas

Resumo

Este trabalho discute o conceito de cinema amador de ficção (Shand 2013) a partir da perspectiva do cinema de bordas brasileiro (Lyra 2009). O objetivo desta discussão é pensar possibilidades diversas de mapeamento da produção audiovisual circulante fora dos circuitos de legitimação e recepção institucionalizados, de forma a contribuir para uma história mais abrangente e inclusiva do audiovisual nacional. Nesse sentido, o cinema de bordas, enquanto método de abordagem, será relacionado à história do cinema amador brasileiro (Foster 2010; Foster 2013) e às discussões sobre o cinema amador de ficção em nível mundial (Edmonds 2013; Craven 2013).

Biografia do Autor

  • Laura Loguercio Cánepa, Universidade Anhembi Morumbi

    Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi e concluiu em 2014 pesquisa de pós-doutorado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

  • Alfredo Suppia, Universidade Estadual de Campinas

    Docente do Departamento de Cinema e do Programa de Pós-Graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas e concluiu em 2014 pesquisa de pósdoutorado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2013-10-23