O contracinema feminista de Agnès Varda: imagens do desnudamento na reinvenção do amor
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2024.230707Palavras-chave:
Agnès Varda, Contracinema feminista, Imagens do desnudamento, Resposta das mulheres, AmorResumo
O texto busca caracterizar o contracinema feminista de Agnès Varda em três filmes de ficção, Cléo das 5 às 7 (1962), Uma canta, a outra não (1976) e Sem teto nem lei (1985), a partir de uma análise interpretativa que delineia três categorias de imagens do desnudamento: literal, metafórico-existencial e cinematográfico. O cine-panfleto Resposta das mulheres: nosso corpo, nosso sexo (1975) sintetiza a proposta comum aos longas e lança luz sobre seu objetivo: a reinvenção do amor. Trata-se de um exercício de análise fílmica e interpretação filosófica, em diálogo com estudos em história, teoria e crítica do cinema, que busca caracterizar uma forma particular de contracinema feminista.
Downloads
Referências
AGOSTINHO, L. D. Desejos ingovernáveis: Rimbaud e a Comuna de Paris + Uma estação no Inferno. São Paulo: N-1 Edições, 2021.
ALTMAN, R. The American film musical. Bloomington: Indiana University Press, 1989.
ALVIM, L. B. A música preexistente do repertório clássico em filmes de Agnès Varda dos anos sessenta. 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Curitiba, PR. 04 a 09/09/2017.
BADIOU, A.; TRUONG, N. O elogio ao amor. São Paulo: Martins Fontes – selo Martins, 2013.
BORGES, C.; CAMPOS, G.; AISENGART, I. (org.). Agnès Varda: o movimento perpétuo do olhar. Rio de Janeiro e São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil, 2006.
BUTLER, J. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
DEROO, R. J. Filmic and feminist strategies: questioning ideals of happiness in Le Bonheur. In: DEROO, R. J. Agnès Varda: between film, photography and art. Oakland: University of California Press, 2018b, p. 49-69.
DEROO, R. J. Reconsidering contradictions: feminist politics and the musical genre in L’une chante, l’autre pas. In: DEROO, R. J. Agnès Varda: between film, photography and art. Oakland: University of California Press, 2018a, p. 70-84.
FLITTERMAN-LEWIS, S. To desire differently: feminism and French cinema. Urbana and Chicago: University of Illinois Press, 1990.
GORBMAN, C. Varda’s music. Music and the moving image, v. 1, n. 3, 2008.
GROUT, D. J.; PALISCA, C. V. História da música ocidental. Lisboa: Gradiva, 2001.
HAN, B-C. Política do eros. In: HAN, B-C. Agonia do eros. Petrópolis, RJ, 2018, p. 75-81.
HAN, B-C. Escutar. In: HAN, B-C. A expulsão do outro: sociedade, percepção e comunicação hoje. Petrópolis, RJ: Vozes, 2022, p. 123-135.
HAYWARD, S. Beyond the gaze and into femme-filmécriture: Agnès Varda’s Sans toit ni loi (1985). In: HAYWARD, S.; VINCENDEAU, G. (ed.). French film: texts and contexts. London and New York: Routledge, 2000, p. 169-180.
KLINE, T. J. (ed.). Agnès Varda: interviews. Mississippi: University Press of Mississippi, 2014.
MULVEY, L. Afterthoughts on “Visual Pleasure and Narrative Cinema” Inspired by Duel in the Sun (1946). (1981) In: THORNHAM, S. Feminist film theory: a reader. Edinburgh University Press, 1999.
MULVEY, L. Prazer visual e cinema narrativo. (1975) In: XAVIER, I. A experiência do cinema: antologia. São Paulo: Paz & Terra, 2018. E-book.
SERCEAU, D. Les synthèses d’Agnès Varda (Sans toit ni loi). In: FIANT, A.; HAMERY, R.; THOUVENEL, E. (ed.). Agnès Varda: le cinéma et au-delà. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2009. E-book.
THOMASSEAU, J-M. O melodrama. São Paulo: Perspectiva, 2005.
TRUFFAUT, F. Uma certa tendência do cinema francês. In: O prazer dos olhos: escritos sobre cinema. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005, p. 257-276.
VARDA, A. Varda par Agnès. Paris: Cahiers du Cinéma, 1998.
VEIGA, A. M. Teoria e crítica feminista: do contracinema ao filme acontecimento. In: HOLANDA, K. (org.). Mulheres de cinema. Rio de Janeiro: Numa, 2019b, p. 261-278.
VEIGA, R. Imagens que sei delas: ensaio e feminismo no cinema de Varda, Akerman e Kawase. In: HOLANDA, K. (org.). Mulheres de cinema. Rio de Janeiro: Numa, 2019a, p. 337-355.
Filmes
AMOR dos leões. Direção: Agnès Varda. Produção: Max L. Rabb e Agnès Varda. Distribuição: Ciné-Tamaris. 1969 (110 min.), son., 35mm – 1/66 – 16/9.
CLÉO das 5 às 7. Direção: Agnès Varda. Produção: Georges de Beauregard e Carlo Ponti (Rome Paris Films). Distribuição: Athos Films e Ciné-Tamaris. 1962 (90 min.), son., p&b, 35mm – 1/66 – 4/3.
E Deus criou a mulher. Direção: Roger Vadim. 1956 (95 min.), son., color.
LA Pointe Courte. Direção: Agnès Varda. Produção: Tamaris Films. Distribuição: Ciné-Tamaris. 1954 (80 min.), son., p&b, 35mm – 1/66.
RESPOSTA das mulheres: nosso corpo, nosso sexo. Direção: Agnès Varda. Produção: originalmente por Sylvie Genevoix e Michel Honorin para o programa {F comme Femme} no canal Antenne 2, depois Agnès Varda / agradecimento a INA. Distribuição: Ciné-Tamaris. 1975 (8 min.), son., color, 16mm inflado para 35mm – 1/33.
SEM teto nem lei. Direção: Agnès Varda. Produção: Ciné-Tamaris e Films Antenne 2 com a colaboração do Ministère de la Culture et de Film 4 International (London), c.m.c.c. (Vitrolles). Distribuição: Ciné-Tamaris. 1985 (105 min.), son., color, 35 mm – 1/66.
UMA canta, a outra não. Direção: Agnès Varda. Produção: Ciné-Tamaris. Coprodução: Société Française de Production, INA, Contrechamp, Paradise Film (Bruxelles), Population Film (Curaçao). Distribuição: Gaumont / Ciné-Tamaris. 1976 (120 min.), son., color, 35mm – 1/66 – 16/9.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fernanda Albuquerque de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam em Intelligere concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.