O contracinema feminista de Agnès Varda: imagens do desnudamento na reinvenção do amor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2024.230707

Palavras-chave:

Agnès Varda, Contracinema feminista, Imagens do desnudamento, Resposta das mulheres, Amor

Resumo

O texto busca caracterizar o contracinema feminista de Agnès Varda em três filmes de ficção, Cléo das 5 às 7 (1962), Uma canta, a outra não (1976) e Sem teto nem lei (1985), a partir de uma análise interpretativa que delineia três categorias de imagens do desnudamento: literal, metafórico-existencial e cinematográfico. O cine-panfleto Resposta das mulheres: nosso corpo, nosso sexo (1975) sintetiza a proposta comum aos longas e lança luz sobre seu objetivo: a reinvenção do amor. Trata-se de um exercício de análise fílmica e interpretação filosófica, em diálogo com estudos em história, teoria e crítica do cinema, que busca caracterizar uma forma particular de contracinema feminista.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Albuquerque de Almeida, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Doutora em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (PGEHA/USP).

Referências

AGOSTINHO, L. D. Desejos ingovernáveis: Rimbaud e a Comuna de Paris + Uma estação no Inferno. São Paulo: N-1 Edições, 2021.

ALTMAN, R. The American film musical. Bloomington: Indiana University Press, 1989.

ALVIM, L. B. A música preexistente do repertório clássico em filmes de Agnès Varda dos anos sessenta. 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Curitiba, PR. 04 a 09/09/2017.

BADIOU, A.; TRUONG, N. O elogio ao amor. São Paulo: Martins Fontes – selo Martins, 2013.

BORGES, C.; CAMPOS, G.; AISENGART, I. (org.). Agnès Varda: o movimento perpétuo do olhar. Rio de Janeiro e São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil, 2006.

BUTLER, J. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

DEROO, R. J. Filmic and feminist strategies: questioning ideals of happiness in Le Bonheur. In: DEROO, R. J. Agnès Varda: between film, photography and art. Oakland: University of California Press, 2018b, p. 49-69.

DEROO, R. J. Reconsidering contradictions: feminist politics and the musical genre in L’une chante, l’autre pas. In: DEROO, R. J. Agnès Varda: between film, photography and art. Oakland: University of California Press, 2018a, p. 70-84.

FLITTERMAN-LEWIS, S. To desire differently: feminism and French cinema. Urbana and Chicago: University of Illinois Press, 1990.

GORBMAN, C. Varda’s music. Music and the moving image, v. 1, n. 3, 2008.

GROUT, D. J.; PALISCA, C. V. História da música ocidental. Lisboa: Gradiva, 2001.

HAN, B-C. Política do eros. In: HAN, B-C. Agonia do eros. Petrópolis, RJ, 2018, p. 75-81.

HAN, B-C. Escutar. In: HAN, B-C. A expulsão do outro: sociedade, percepção e comunicação hoje. Petrópolis, RJ: Vozes, 2022, p. 123-135.

HAYWARD, S. Beyond the gaze and into femme-filmécriture: Agnès Varda’s Sans toit ni loi (1985). In: HAYWARD, S.; VINCENDEAU, G. (ed.). French film: texts and contexts. London and New York: Routledge, 2000, p. 169-180.

KLINE, T. J. (ed.). Agnès Varda: interviews. Mississippi: University Press of Mississippi, 2014.

MULVEY, L. Afterthoughts on “Visual Pleasure and Narrative Cinema” Inspired by Duel in the Sun (1946). (1981) In: THORNHAM, S. Feminist film theory: a reader. Edinburgh University Press, 1999.

MULVEY, L. Prazer visual e cinema narrativo. (1975) In: XAVIER, I. A experiência do cinema: antologia. São Paulo: Paz & Terra, 2018. E-book.

SERCEAU, D. Les synthèses d’Agnès Varda (Sans toit ni loi). In: FIANT, A.; HAMERY, R.; THOUVENEL, E. (ed.). Agnès Varda: le cinéma et au-delà. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2009. E-book.

THOMASSEAU, J-M. O melodrama. São Paulo: Perspectiva, 2005.

TRUFFAUT, F. Uma certa tendência do cinema francês. In: O prazer dos olhos: escritos sobre cinema. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005, p. 257-276.

VARDA, A. Varda par Agnès. Paris: Cahiers du Cinéma, 1998.

VEIGA, A. M. Teoria e crítica feminista: do contracinema ao filme acontecimento. In: HOLANDA, K. (org.). Mulheres de cinema. Rio de Janeiro: Numa, 2019b, p. 261-278.

VEIGA, R. Imagens que sei delas: ensaio e feminismo no cinema de Varda, Akerman e Kawase. In: HOLANDA, K. (org.). Mulheres de cinema. Rio de Janeiro: Numa, 2019a, p. 337-355.

Filmes

AMOR dos leões. Direção: Agnès Varda. Produção: Max L. Rabb e Agnès Varda. Distribuição: Ciné-Tamaris. 1969 (110 min.), son., 35mm – 1/66 – 16/9.

CLÉO das 5 às 7. Direção: Agnès Varda. Produção: Georges de Beauregard e Carlo Ponti (Rome Paris Films). Distribuição: Athos Films e Ciné-Tamaris. 1962 (90 min.), son., p&b, 35mm – 1/66 – 4/3.

E Deus criou a mulher. Direção: Roger Vadim. 1956 (95 min.), son., color.

LA Pointe Courte. Direção: Agnès Varda. Produção: Tamaris Films. Distribuição: Ciné-Tamaris. 1954 (80 min.), son., p&b, 35mm – 1/66.

RESPOSTA das mulheres: nosso corpo, nosso sexo. Direção: Agnès Varda. Produção: originalmente por Sylvie Genevoix e Michel Honorin para o programa {F comme Femme} no canal Antenne 2, depois Agnès Varda / agradecimento a INA. Distribuição: Ciné-Tamaris. 1975 (8 min.), son., color, 16mm inflado para 35mm – 1/33.

SEM teto nem lei. Direção: Agnès Varda. Produção: Ciné-Tamaris e Films Antenne 2 com a colaboração do Ministère de la Culture et de Film 4 International (London), c.m.c.c. (Vitrolles). Distribuição: Ciné-Tamaris. 1985 (105 min.), son., color, 35 mm – 1/66.

UMA canta, a outra não. Direção: Agnès Varda. Produção: Ciné-Tamaris. Coprodução: Société Française de Production, INA, Contrechamp, Paradise Film (Bruxelles), Population Film (Curaçao). Distribuição: Gaumont / Ciné-Tamaris. 1976 (120 min.), son., color, 35mm – 1/66 – 16/9.

Downloads

Publicado

2024-11-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Almeida, F. A. de. (2024). O contracinema feminista de Agnès Varda: imagens do desnudamento na reinvenção do amor. Intelligere, 17, 43-72. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2024.230707