Sobre a credibilidade da religião
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2023.217740Palavras-chave:
Credibilidade da religião, Sistema de crença científica, Limiar de credibilidade, Grau de credibilidadeResumo
Este artigo propõe dois critérios para a credibilidade da religião, onde "religião" é entendida como um sistema de crenças. Distinguimos entre sistemas de crenças científicas (SBS) e religiosas (RBS) e nos concentramos nelas neste estudo, embora não descartemos outras, como as metafísicas ou visões de mundo. Os critérios consistem em duas teses e duas normas. As duas teses defendem a proposta de que, para cada sistema de crença específico, há um limite superior e um limite inferior para sua credibilidade. O limite superior (limite inferior) é um limite além (abaixo) do qual uma justificativa racional desse sistema de crenças é impossível. A norma 1 diz que não se deve exigir que o grau de credibilidade de um RBS seja maior do que o de qualquer SBS, nem notavelmente maior do que o limite superior de algum SBS. A norma 2 diz que, se for exigido que o nível exigido para a credibilidade de um SBS seja maior ou igual ao limite inferior do mesmo, isso também deve ser exigido para um RBS, caso contrário, haverá poucos ou fracos motivos para sua credibilidade. A menos que ambas as normas sejam cumpridas, é impossível uma justificativa racional do respectivo sistema de crenças. As normas são entendidas como normas metodológicas do respectivo sistema de crenças.
Downloads
Referências
.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Paul Weingartner
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam em Intelligere concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.