Historism – Partisanship - Racism: On the Erosion of the Epistemic Foundations of Knowledge
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2023.217730Palavras-chave:
Historismo, Pós-modernismo, Arbitrariedade de valores, Partidarismo moral e epistêmico, Novo racismoResumo
Muitas vezes chamado de “historismo”, o relativismo histórico-cultural em sua variante que remonta ao século XIX século XIX, tem sido frequentemente interpretado como a expressão de uma atitude fraca e insegura, e tem sido e foi combatido principalmente pelos dois grandes movimentos totalitários do século XX. Contra o historismo mais contra o historismo mais recente, o pós-modernismo e suas exigências de tolerância, que supostamente são úteis apenas para a classe dominante, seus oponentes proclamam classe dominante, seus oponentes proclamam valores, normas morais e critérios cognitivos que estão intimamente ligados à etnia e à raça desses críticos. Até mesmo a universalidade cognitiva é mera ideologia para eles.
Downloads
Referências
.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Karl Acham
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam em Intelligere concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.