Tudo a partir de um grão: o real totalitarismo de 1984
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2022.203738Palavras-chave:
Distopia, 1984, Discurso indireto livre, Romance do século XXResumo
Este ensaio parte da premissa de que faz parte da lógica de envelhecimento dos objetos culturais que o modo como eles são lidos ao longo do tempo se sedimente de forma a afetar suas possibilidades de sentido, o que faz com que essas camadas precisem ser enfrentadas por tentativas subsequentes de interpretação. Sendo assim, nossa hipótese é a de que a tendência de leitura prospectiva de 1984 simplifica a relação entre ficção e realidade histórica – simplificação essa que vem a calhar para um objeto de alta circulação cultural, funcionando tanto como causa possível quanto como consequência relativamente inevitável. Desse modo, nossa proposta aqui é a de sugerir uma inversão nos termos usuais do debate ao redor do romance mais famoso de George Orwell, passando por três níveis relacionados entre si. O primeiro diria respeito à substituição do impulso prospectivo pela visada retrospectiva, rumo à historicidade das formas por meio de uma análise do comportamento do discurso indireto livre no romance. Por sua vez, o segundo nível privilegia a complicação em detrimento da simplificação, e de novo em termos formais: sendo inadequada a caracterização do estilo de Orwell nos moldes do discurso indireto livre de corte realista, entender o que surge em seu lugar é um dos propósitos deste ensaio. Por fim, o terceiro nível diz respeito ao problema da verossimilhança no romance, com aquilo que nele parece mais forçado se tornando interessante justamente por desafiar o bom senso dessas convenções realistas.
Downloads
Referências
CHRISTOFFERSON, Michael Scott. French Intellectuals Against the Left. The Antitotalitarian Moment of the 1970s. Nova York & Oxford: Berghahn Books: 2004.
COSTA, Mariana. “Irmãos Weintraub simulam prisões em suposto Brasil comunista de 2040”. Metrópoles, 04 set. 2021. Disponível em: https://www.metropoles.com/brasil/politica-brasil/irmaos-weintraub-simulam-prisoes-em-suposto-brasil-comunista-de-2040 .
DAVIES, William. Nervous States – Democracy and the Decline of Reason. Londres & Nova York: Norton, 2019.
JAMESON, Fredric. Archaeologies of the Future. Londres: Verso, 2005.
LUBBOCK, Percy. The Craft of Fiction. Londres: J. Cape, 1954.
LYNSKEY, Dorian. The Ministry of Truth: The Biography of George Orwell’s 1984. Nova York: Knopf Doubleday, 2019.
ORWELL, George. 1984. Trad. Alexandre Hubner & Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
ORWELL, George. The Collected Essays, Journalism and Letters of George Orwell. Vol. IV. In Front of Your Nose. Org. Sonia Orwell & Ian Angus. Nova York & Londres: Harcourt Brace Jovanovich, 1968.
PASQUALE, Frank. The Black Box Society: The Secret Algorithms That Control Money and Information. Cambridge, MA & Londres: Harvard UP, 2015.
WATT, Ian. A ascensão do romance. Trad. de Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das letras, 1990.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fabio Akcelrud Durão, Tauan Fernandes Tinti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam em Intelligere concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
Dados de financiamento
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Números do Financiamento 88887.363097/2019-00