Hayden White e os limites da escrita do Holocausto: do narrativismo ao passado prático
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2022.197501Palavras-chave:
Hayden White, Evento Modernista, Passado PráticoResumo
Hayden White foi um autor prolífico e controverso, colhendo polêmicas em sua longa carreira. Uma delas diz respeito às possibilidades de narrativizar o Holocausto historiograficamente, uma vez que sua teoria, conhecidamente, revelou o relativismo de toda a interpretação histórica. Segundo White, a documentação e os eventos narrados seriam pré-figurados em tropos, sendo estes múltiplos. Portanto, coube e cabe a questão – como narrar o Holocausto, um evento de extremo peso moral, entre múltiplas possibilidades narrativas? Em consideração a este problema, este artigo procura analisar o trabalho posterior de Hayden White, em que ele lida diretamente com as possibilidades de representação do Holocausto, considerado um tipo de evento diferente e que seria irrepresentável segundo os modos tradicionais de narrativização, que deveria ser narrado segundo os moldes da literatura modernista. Como isso é possível e como esta resposta se encaixa nos objetivos da última obra de White, sobre o passado prático, será o motivo da discussão final deste artigo.
Downloads
Referências
ANKERSMIT, Frank R. Hayden White's appeal to the historians. History and theory, v. 37, n. 2, p. 182-193, 1998.
AVELAR, Alexandre. Hayden White nas páginas de History and Theory. Dois momentos: 1980 e 1998. ArtCultura, v. 20, n. 37, p. 37-49, 2018.
ÁVILA, Arthur. Make trouble: Hayden White e a História. ArtCultura, v. 20, n. 37, p. 7-8, 2018.
ÁVILA, Arthur. (Re)Politizando a teoria da história em tempos de exceção: Hayden White e a crítica do presente. ArtCultura, v. 20, n. 37, p. 21-35, 2018.
Bíblia Sagrada KJA. São Paulo: Abba Press, 2017. [E-book]
CARR, David. Time, Narrative, and History. Bloomington: Indiana, 1991.
CEZAR, Temístocles; ÁVILA, Arthur. Hayden White (1928-). In: BENTIVOGLIO, Julio e AVELAR, Alexandre (org.). Afirmação da História como ciência no século XX: de Arlette Farge a Robert Mandrou. Petrópolis: Vozes, 2016.
FRANZINI, Fábio. Mr. White chega ais trópicos: notas sobre Meta-História e a recepção de Hayden White no Brasil. In: BENTIVOGLIO, Julio e TOZZI, Verónica (org.). Do Passado Histórico ao Passado Prático: 40 anos de Meta-História. Vitória: Milfontes, 2017.
FRIEDLÄNDER, Saul. Introduction. In: FRIEDLÄNDER, Saul (org.). Probing the limits of representation: Nazism and the "Final Solution". Cambridge, London: Havard University Press, 1992.
FRIEDLÄNDER, Saul. On "Historical Modernism": a response to Hayden White. In: FOGU, Claudio; KANSTEINER, Wulf, et al (org.). Probing the Ethics of Holocaust Culture. Cambridge: Harvard University Press, 2016. [E-book]
HARTOG, Francois. Crer em História. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
LACAPRA, Dominick. Writing History, Writing Trauma. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2013.
LANG, Berel. Act and idea in the Nazi genocide. Syracuse, N.Y.: Syracuse University Press, 2003.
LEVI, Primo. É Isto um homem? Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
MOSES, A. Dirk. Hayden White, traumatic nationalism, and the public role of history. History and Theory, p. 311-332, 2005a.
MOSES, A. Dirk. The public relevance of historical studies: a rejoinder to Hayden White. History and Theory, v. 44, n. 3, p. 339-347, 2005b.
SARTRE, Jean-Paul. A náusea. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
VANN, Richard. Hayden White and Non-Non-Histories. In: DORAN, Robert (org.). Philosophy of history after Hayden White. London; New York: Bloomsbury Academic, 2013. [E-book]
VANN, Richard T. The Reception of Hayden White. History and Theory, v. 37, n. 2, p. 143-161, 1998.
WHITE, Hayden. Historical text as literary artifact. In: WHITE, Hayden (org.). Tropics of Discourse. Baltimore and London: John Hopkins University Press, 1985.
WHITE, Hayden. Historical Emplotment and the Problem of Truth. In: FRIEDLÄNDER, Saul (org.). Probing the limits of representation: Nazism and the "Final Solution". Cambridge, London: Havard University Press, 1992.
WHITE, Hayden. The Modernist Event. In: (org.). Figural Realism: Studies in the Mimesis Effect. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2000.
WHITE, Hayden. The public relevance of historical studies: A reply to Dirk Moses. History and Theory, v. 44, n. 3, p. 333-338, 2005.
WHITE, Hayden. Meta-História: A Imaginação Histórica do Século XIX. São Paulo: EDUSP, 2008.
WHITE, Hayden. Historical Discourse and Literary Theory. In: FREI, Norbert; KANSTEINER, Wulf (org.). Den Holocaust erzählen: Historiographie zwischen wissenschaftlicher Empirie und narrativer Kreativität. Göttingen: Wallstein, 2012.
WHITE, Hayden. The practical past. Evanston: Northwestern University Press, 2014. [E-book]
WHITE, Hayden. Historical Truth, Estrangement, and Disbelief. In: FOGU, Claudio; KANSTEINER, Wulf, et al (org.). Probing the Ethics of Holocaust Culture. Cambridge: Harvard University Press, 2016. [E-book]
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fernando Garcia
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam em Intelligere concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.