História e Relações Internacionais: o caso do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2020.178687Palavras-chave:
Brasil, História, Relações InternacionaisResumo
Na historiografia brasileira e mundial, a História Diplomática deu lugar à História das Relações Internacionais. Todavia, ambas têm caminhado paralelamente, com periodizações próprias e dissociadas, sem dialogar apropriadamente. O presente artigo busca associar ambas as periodizações, posicionando o Brasil dentro da História das Relações Internacionais mundiais, desde a fase colonial até o século XXI.
Downloads
Referências
BANDEIRA, Moniz. Presença dos Estados Unidos no Brasil. Rio de Janeiro; Civilização Brasileira, 1976.
CERVO, Amado e BUENO, Clodoaldo. História da política exterior do Brasil. São Paulo: Ática, 1992.
MOURA, Gerson. Autonomia na dependência. a política externa brasileira de 1935 a 1942. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
RODRIGUES, José Honório. Interesse Nacional e Política Externa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966 e Brasil e África, um novo horizonte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1964. (2 vols.)
SILVA, José Luís Werneck da, e GONÇALVES, Williams. Relações Internacionais do Brasil I (1808-1930): a diplomacia da agroexportação. Petrópolis: Vozes, 2009.
VISENTINI, Paulo Fagundes. O Regime Militar e a projeção mundial do Brasil (1964-1985). São Paulo: Almedina/ Edições 70, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Paulo Visentini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam em Intelligere concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.