As diferentes concepções de Francesco Redi (1628-1698) sobre a geração animal e tradução de excertos de Experiências sobre a geração de insetos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2018.144362Palavras-chave:
História da Ciências, História da Biologia, Geração Espontânea, Francesco Redi, Século XVII, Tradução de Fontes PrimáriasResumo
Esta pesquisa é composta de duas unidades coordenadas entre si: a tradução para o português de excertos do livro Experiências sobre a geração de insetos, de Francesco Redi (1626-1698), precedida de análise das posições do autor sobre a geração animal. Os trechos traduzidos e a análise empreendida mostram que Redi além de reconhecer que o aparecimento de larvas sobre alimentos era decorrente de reprodução sexual nas moscas, considerou a existência de um tipo intermediário de geração espontânea, que ocorreria no interior de plantas e animais vivos, a partir de uma certa “alma” ou “virtude”. Além de considerações sobre o trabalho de tradução, o artigo contextualiza a obra de Francesco Redi, destacando o seu papel no desenvolvimento das observações e experimentos com seres vivos nas fases iniciais das ciências modernas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Intelligere concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.