História das Ciências e seu papel na educação básica brasileira: um ponto de vista dissonante
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2019.133333Palavras-chave:
história das ciências, construtivismo, demonstração, narração, retórica, ensino de ciênciasResumo
O que se pretende com esse trabalho é um questionamento de certas premissas da aplicação de concepções construtivistas, sobretudo de inspiração piagetianas, ao ensino das ciências e matemáticas. A referência à história das ciências como uma estratégia de ensino predominante cumpriria a nosso ver uma função especialmente retórica, na qual a narração substituiria a demonstração, e uma “lógica da descoberta” viria a substituir a lógica da justificação.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland - “A Retórica Antiga”, In COEN, Jean e outros - Pesquisas de Retórica, Seleção de Ensaios da Revista “COMMUNICATIONS”, Petrópolis: Vozes, 1975
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de - Física: Proposta para um Ensino Construtivista, São Paulo: EPU, 1989.
GUERROULT, Martial - Descartes selon l’ordre des raisons, Paris: Aubier, 1953,
GOLDSCHMIDT, Victor - “Tempo Histórico e Tempo Lógico na Interpretação dos Sistemas Filosóficos”, In A Religião de Platão, São Paulo: Difel, 1963.
ARANTES, Paulo Eduardo - Um Departamento Francês de Ultramar (Estudos sobre a formação da cultura filosófica uspiana), Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994
SALMON, Wesley C. - Lógica, Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973, pp. 24-29
FEYERABEND, Paul - “Controlando o especialista”, In LAKATOS, Imre e MUSGRAVE, Alan (orgs.), A Crítica e o Desenvolvimento do Conhecimento, São Paulo: Cultrix/Edusp, 1979
BUTTI DE LIMA, Paulo Francisco - “História e Retórica na Grécia Antiga”, Discurso (21) (Revista do Depto. Filosofia da FFLCHUSP), São Paulo: FFLCHUSP, 1993
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Intelligere concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.